Cotidiano

Salário de abril dos médicos de Roraima está atrasado

Informação recebida pela Folha é que o atraso do salário foi causado por conta da mudança de gestores na Sesau

O salário referente ao mês de abril dos médicos de Roraima está atrasado e sem previsão de pagamento. A informação foi denunciada à Folha nesta quarta-feira, 27. O relato dos profissionais é que a situação está insuportável, em especial, por conta do volume de trabalho causado pelo combate ao novo coronavírus.

“O salário de quem está atendendo nos hospitais e se arriscando está atrasado! Além de ter que comprar equipamentos de proteção individual (EPI’s), tem que pagar juros do cartão. A situação está insustentável. Muitos não querem se arriscar e só receber daqui a dois a três meses. Até quando os médicos aguentarão isso!? Quem sofre é a população que deixa de ter a quantidade de médicos necessária para o atendimento”, disse um profissional da saúde.

Outra informação recebida pela Folha é que o atraso do salário foi causado por conta da mudança de gestores na Secretaria Estadual da Saúde (Sesau), que interrompeu o pagamento para análise dos contratos da pasta. Porém, com o anúncio da exoneração do então secretário de saúde, Olivan Júnior, o relato é que não há data confirmada para quitar o salário. “A previsão era que o pagamento fosse consolidado ontem (terça-feira), mas com a saída do secretário não sei como vai ficar”, informou uma fonte que preferiu não se identificar.

OUTRO LADO – A Secretaria de Saúde por meio da CGA (Coordenadoria Geral de Administração) informa que diante o trâmite administrativo já foi concluído e está sendo realizado nesta quinta-feira, 28, o  pagamento da empresa responsável pelo serviço. 

A Sesau esclarece que já entrou em contato com a empresa para que seja providenciada a imediata regularidade na prestação do serviço na unidade hospitalar. 

Por meio da CGTES (Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde), a Sesau informa que o pagamento dos médicos cooperados, também será realizado nesta quinta-feira.

É importante ressaltar que a gestão não tem medido esforços para manter a boa gestão a frente da pasta, visando o atendimento digno à população.