Cotidiano

Secretário diz que não há falta de medicamentos no HGR

Em entrevista à Rádio Folha 100.3 FM, Marcelo Lopes ressaltou que ausência de medicamentos ocorreu no início da pandemia, assim como no resto do país

Não há falta de medicamentos no Hospital Geral de Roraima (HGR), segundo afirmação do secretário estadual de Saúde Marcelo Lopes, durante entrevista a FolhaFM. Segundo ele, a falta ocorreu no pico da pandemia, mas “isso aconteceu em todo o país”. 

“No pico da Covid, acabaram os neurobloqueadores musculares, sedativos e anestésicos no país inteiro. Há cerca de pouco mais de 20 dias, nós conseguimos pela quarta vez fazer a compra desses medicamentos que voltaram a ser produzidos em nosso país”, contou. Ainda segundo o secretário, foi realizado, a poucos dias, uma nova compra de medicamentos.

“O Governo do Estado já fez o pedido de novos medicamentos, mas enquanto eles não chegam, a assistência farmacêutica possui todos os medicamentos e em quantidades suficientes. Nós temos 90% de todos esses medicamentos na nossa coordenação de assistência farmacêutica e de quantidades suficientes para esperar que o nosso grande carregamento chegue, nós fizemos duas compras, uma anual e uma emergencial. A anual demora mais ias para chegar, pois vem de via rodoviária”, comentou o secretário.

Marcelo Lopes informou que tudo que foi possível adquirir, foi adquirido, e que todos os dias está chegando a quantidade de medicamentos para cada pacientes internados nas UTIs.

“Tudo que foi possível adquirir, nós adquirimos. Todos os dias estão chegando a quantidade de medicamentos para cada paciente de nossas UTIs. Garantimos a medicação enquanto eles estiverem internados.”, pontuou. o secretário