Cotidiano

Segunda via do RG tem aumento no valor da taxa


#Semtempo? Confira o resumo da matéria:

A segunda via da carteira de identidade passou de R$ 45,14 para 47,55 no dia 01 de janeiro. Ao todo, foram 50 mil atendimentos de solicitação de Carteiras de Identidade em 2019, o que representa um percentual de 39% a mais que no ano de 2018.

A segunda via da carteira de identidade passou de R$ 45,14 para  47,55. O reajuste ocorreu desde o dia 1º de janeiro, após o reajuste tributário. Ao todo, foram 50 mil atendimentos de solicitação de Carteiras de Identidade em 2019, o que representa um percentual de 39% a mais que no ano de 2018. No total, foram 50. 563 RG expedidas em 2019, 36. 414 identidades em 2018, 39.449 em 2017. 

De acordo com o diretor do Instituto de Identificação, Amadeu Triani, o aumento no número de atendimentos foi ocasionado devido às parcerias do Instituto com outras instituições, entre elas a Defensoria Pública, no interior de Roraima, um plano que vem sendo implantado desde 2015. 

Em Boa Vista, há dois postos de atendimentos: No IIOC, localizado na avenida Mário Homem de Melo, bairro Liberdade, e na Casa do Cidadão, localizada na rua Izídio Galdino da Silva (Antiga N-21), nº 2469, bairro Senador Hélio Campos.

No interior, a Polícia Civil dispõe também de oito Postos Avançados do Instituto de Identificação nos municípios de Alto Alegre, Amajari, Caracaraí, Iracema, Mucajaí, Pacaraima, Rorainópolis e São Luiz do Anauá.

Além do maior número de identidades, há também o considerável aumento nas filas no período entre os meses de dezembro, janeiro e fevereiro. O estudante universitário Matheus Pontes, de 21 anos, fez o agendamento há dez dias. Para conseguir uma senha na fila ele chegou às quatro horas da manhã.

“Quando eu cheguei já havia 30 pessoas na minha frente. Precisei tirar uma carteira de identidade atualizada devido a um novo emprego, mas a demora é muito longa, você fica muitas horas, de madrugada, na fila, além do perigo de andar de madrugada na cidade”, relatou. 

Marcos Souza também enfrentou a fila para conseguir a senha. “Tenho uma viagem programada e preciso levar os meus documentos para a viagem e por isso estou precisando tirar uma nova identidade, já que o meu documento estava manchado”, explicou. 

DOCUMENTAÇÃO – A Carteira de Identidade, emitida pelo Instituto de Identificação Odílio Cruz, seja nos postos de atendimento ou nas ações sociais, é gratuita somente para a primeira via. Os documentos necessários pra solicitar o documento são: Certidão de Nascimento original e a cópia para quem é solteiro, ou de Casamento (original e cópia) para os casados. Além disso, deve-se apresentar também o comprovante de residência. Não é necessário levar fotografia.

Para emissão da segunda via, o cidadão deve acessar o site da Sefaz, no endereço www.sefaz.rr.gov.br, clicar no banner escrito “Dare Avulso” e preencher seus dados, inserir o código da Receita 8095 – Segurança Pública, depois selecione Cédula de Identidade Segunda via e confirmar. Com o boleto pago, o cidadão deve apresentar o comprovante juntamente com os documentos citados acima no momento em que for solicitar a segunda via.