Cotidiano

Segundo caso suspeito de sarampo é descartado pelo município

Quanto ao primeiro caso, a diretora de Vigilância Epidemiológica, Roberta Calandrini, afirma que ainda está sendo investigado

A Vigilância Epidemiológica, da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), informou nesta terça-feira (30), que o segundo caso suspeito de sarampo foi descartado. A informação de que esse caso estaria em investigação foi confirmado pela Coordenação Geral de Vigilância em Saúde, da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), no dia de ontem (29).

A vítima seria uma criança imigrante, de oito anos e do sexo feminino, que estaria internada no Hospital da Criança Santo Antônio, com suspeita de está infectada pela doença. A diretora de Vigilância Epidemiológica do município, Roberta Calandrini, informou que a criança não apresentou um dos principais sintomas da doença, que são as manchas pelo corpo, e por isso o caso foi descartado.

“Essa criança, que seria o segundo caso suspeito de sarampo, não atendia a definição de caso suspeito, que é quando uma pessoa apresenta febre, manchas pelo corpo e mais outros sinais como tosse, coriza e conjuntivite. Essa criança só tinha febre e tosse”, ressaltou Roberta.

PRIMEIRO CASO – Sobre o primeiro caso confirmado de sarampo em Boa Vista, a diretora disse que ainda está em investigação, portanto sendo um caso suspeito. “Conversei ontem [29] com o Exército e o estado divulgou como um caso confirmado, mas ainda é tido como suspeito”, reforçou Roberta.

Segundo ela, quem passa os relatórios, quem executa as ações é o município de Boa Vista. “O meu relatório, que passei para todas as instituições que participaram das ações, afirma como suspeito. Não podemos tratar um caso de IgM positivo como caso confirmado de sarampo”, disse a diretora da Vigilância Epidemiológica municipal.

“Esclareço aqui que o primeiro caso ainda está em investigação, e essa informação foi repassada para à Sesau e para a Operação Acolhida”, garantiu Roberta Calandrini.

Criança é diagnosticada com Sarampo em Boa Vista – Folha de Boa Vista

Segundo caso de sarampo está sendo investigado em Boa Vista – Folha…