Cotidiano

Seis corpos aguardam liberação no IML

Os corpos que estariam acumulados seriam os de mortes violentas não identificados, ou que familiares não foram buscar por falta de recursos

Seis corpos estão aguardando liberação no Instituto Médico Legal (IML), a informação foi confirmada pelo Governo do Estado após a FolhaBV receber denúncias que o local estaria sem vaga para novos corpos, e que algumas liberações não teriam sido feitas por falta de recursos de familiares das vítimas.

Nessas situações, os sepultamentos são custeados pelo Governo de Roraima, por meio da Secretaria Estadual do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) em convênio com funerárias. Porém, segundo o relato denunciante, o custeio está disponível somente para óbitos por coronavírus.

“No momento aquele órgão do Governo está apenas liberando autorização para sepultamento de casos de covid-19, ficando as mortes violentas acumulando no IML e causando transtorno”, informou a denúncia.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com o Governo do Estado que se manifestou por meio da seguinte nota:

A Polícia Civil de Roraima informa que atualmente há seis corpos nas câmaras do IML (Instituto de Medicina Legal) aguardando o andamento do auxílio funerário ofertado pelo Governo. Os cadáveres são de vítimas de mortes violentas, que não foram reclamados ou cujos familiares informaram não ter condições de custear o sepultamento.

A Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social dispõe do auxílio funeral, que abrange famílias em extrema pobreza, as quais não têm condições para custear o sepultamento de seus familiares.