Cotidiano

Seletivados da Saúde dizem que estão sem receber insalubridade

“O profissional de saúde trabalha como um soldado na guerra”, declarou denunciante, que é uma das convocadas no último processo seletivo da Secretaria de Saúde (Sesau)

A Folha voltou a receber denúncias de que os profissionais de saúde que foram convocados no último processo seletivo da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) e estão atuando na rede estadual ainda não receberam o pagamento do adicional de insalubridade. Segundo informações, essa situação estaria acontecendo a mais de três meses.

Uma seletivada, que não quis se identificar, afirma que técnicos de enfermagem e enfermeiros de várias unidades estaduais de saúde estão sendo prejudicados.

“No nosso trabalho, corremos risco de pegar doenças, como a Covid-19, temos que enfrentar falta de EPI e material para atendimento. Então o profissional de saúde trabalha como um soldado na guerra. Por essas e outras que exigimos nossos direitos”, desabafou a denunciante.

OUTRO LADO – Em resposta a Folha, a Sesau, por meio de nota da Coordenadoria Geral de Gestão do Trabalho e da Educação em Saúde (CGTES), afirmou que a denúncia de que servidores não estariam recebendo o adicional de insalubridade não procede.

“A CGTES esclarece que os valores referentes ao adicional estão sendo pagos regularmente, para os servidores que apresentaram o Laudo de Insalubridade, emitido por meio de ofício encaminhado à CAIPP (Comissão de Avaliação de Insalubridade, Periculosidade e Penosidade)”, finalizou a nota.