Cotidiano

Sem coleta, lixo é descartado nos corredores do HGR

Servidores relatam que o odor é insuportável e o risco de contaminação é eminente

No Hospital Geral de Roraima (HGR), o descarte do lixo está sendo realizado nos próprios corredores da unidade. Servidores relatam que o odor é insuportável e o risco de contaminação é eminente. De acordo com eles, o problema é recorrente e ainda mais agravante por conta do coronavírus.

Presidente da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa (ALE-RR), deputado estadual Neto Loureiro (PMB), na manhã de sexta-feira, 8, cobrou do Governo do Estado a regularização do serviço de limpeza, indicação 389/20, que, segundo os profissionais, está parado.

“A limpeza e a desinfecção do ambiente são medidas de prevenção essenciais no combate a qualquer doença. No momento em que vivemos, por conta da covid-19, é inaceitável que o lixo hospitalar seja descartado nos corredores de um hospital”, ressaltou Neto.

Segundo ele, os profissionais da saúde, pacientes e acompanhantes, estão sujeitos à contaminação. “O descarte inadequado pode provocar a proliferação de qualquer doença por meio de bactérias e vírus. Precisamos cuidar dessas pessoas. Então o mínimo que podemos fazer é descartar o lixo de forma correta”, argumentou.

BERTO BATALHA

ASSESSOR PARLAMENTAR

Deputado Neto Loureiro