Cotidiano

Semana de Letras promove discussões sobre acessibilidade

 A programação terá palestras, arrecadação de alimentos e um concurso de prática de interpretação musical e poética

De 21 a 26 de setembro o curso de bacharelado em Letras/Libras promove a V Semana de Letras/Libras e o I Seminário Nacional de Letras/Libras da Universidade Federal de Roraima (UFRR). As atividades coincidem com a realização do Setembro azul, considerado o mês das pessoas surdas.

 Os eventos buscam promover discussões sobre temas como acessibilidade linguística, educação, direitos e respeito à comunidade surda.  

A programação terá palestras, arrecadação de alimentos e um concurso de prática de interpretação musical e poética.

 As inscrições são gratuitas e estarão abertas até 20 de setembro, pelo link. De acordo com a coordenação do evento, mil vagas foram ofertadas para concessão de certificados.

 A transmissão do evento será feita pelo canal do curso de Letras/Libras na plataforma do Youtube, sempre às 19h30, horário de Brasília.  

 As atividades serão acessíveis para surdos e ouvintes, sendo traduzidas por uma equipe de voluntários formada por tradutores e intérpretes de Libras (Língua Brasileira de Sinais) da UFRR e de instituições de diferentes regiões do Brasil, assim como discentes do curso de Letras/Libras.

 “A eles a UFRR e a comissão organizadora do evento são imensamente gratos, pois sem estes profissionais não seria possível a participação do povo surdo”, afirma a professora mestre Alessandra Cruz, integrante da coordenação geral juntamente com o professor mestre Jaelson Santos.

AÇÃO SOCIAL – Além das palestras, cuja relação pode ser conferida no final da matéria, a coordenação vai promover uma atividade social e outra cultural. Até o dia 26 haverá arrecadação de alimentos e roupas que serão doadas aos participantes do Programa Mi Sordo, ação interinstitucional de apoio a migrantes refugiados surdos no Brasil.

 As doações devem ser deixadas no prédio do curso de Letras Libras na UFRR, por trás do bloco I do campus Paricarana, das 14h as 18h.

Outra atividade é o concurso de prática de interpretação musical e poética entre acadêmicos do curso de Letras/Libras. Os participantes devem enviar o vídeo da sua interpretação para o e-mail [email protected]. Vídeos que configurem plágios serão desclassificados.

CRONOGRAMA DE PALESTRAS 

Horário de transmissão: 19h30 (horário de Brasília)

Canal do Youtube: https://bit.ly/2ZsJlL1