Cotidiano

Seminário irá debater Combate à Corrupção em Roraima

O evento é destinado para os profissionais da segura pública e acadêmicos do curso de direito

O Governo de Roraima irá promover, por meio da Secretaria de Segurança Pública e da APICS (Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago), o I Seminário de Combate à Corrupção de Roraima. O evento será realizado no dia 8 de novembro, às 9 horas, na sede da APICS. Estão sendo ofertadas 40 vagas para o público externo (acadêmicos e sociedade em geral).

O Seminário tem a finalidade de capacitar os profissionais da polícia judiciária do Estado e estudantes de Direito. “Queremos promover um debate amplo sobre o combate à corrupção, por entender que os profissionais da segurança pública precisam saber como atuar no combate a esse tipo se crime”, argumentou delegada Giuliana Castro.

No entendimento de Giuliana, o seminário também irá contribuir para o desenvolvimento de ações do Estado voltadas para o combate à corrupção. “É uma iniciativa pioneira promovida pelo Governo de Roraima, que vai marcar as diretrizes de combate à corrupção estabelecida pelo sistema de segurança”, informou.

Ela destacou ainda o papel importante do Executivo Estadual, que tem desempenhado para o enfrentamento à corrupção. “A gestão atual do Governo tem fortalecido as ações de combate a esse tipo de crime. Capacitar os profissionais da segurança pública passou a ser uma das prioridades”, destacou.

PERFIL DAS PALESTRANTES

Para discutir sobre o combate à corrupção durante o seminário foram confirmadas as participações de duas palestrantes.

A diretora do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional do Ministério da Justiça, Erika Marena. Ela é delegada da Polícia Federal e coordenou desde o início a Operação Lava Jato, em Curitiba.

Em 2016, Erika Marena saiu da Força Tarefa da Operação para chefiar a área de combate à corrupção e desvios de verbas públicas na Superintendência da Polícia Federal em Santa Catarina.

A procuradora Geral de justiça do MPRR (Ministério Público de Roraima), Janaína Carneiro, também irá participar do evento. 

Perfil

Janaína Carneiro Costa ingressou a carreira no órgão em 1997 e neste período foi titular da Promotoria de Justiça de Defesa do Patrimônio Público, atuou no combate a improbidade administrativa e exerceu, por muitos anos, a titularidade nas 3ª e 5ª Promotorias Criminais. Também foi a primeira Promotora de Justiça da Pessoa com Deficiência, Idoso e Direito à Educação.

Em 2011 foi promovida ao cargo de Procuradora de Justiça. Janaína  foi eleita em março deste ano por seus pares para conduzir o MPRR no biênio 2019/2021 e atualmente é vice-presidente do Grupo de Direitos Humanos do Conselho Nacional dos Procuradores-Gerais.


COMO SE INSCREVER 

O interessado em participar do seminário pode fazer as inscrições por meio do telefone (95) 991775449. É só enviar mensagem via whatsapp solicitando o formulário, preencher e encaminhar.

As inscrições também podem ser feitas na sede APICS, que fica na avenida Getúlio Vargas, sem número, no bairro Canarinho. O atendimento ocorre em horário comercial. Os participantes receberão certificado.