Cotidiano

Seminário virtual aborda mercado de trabalho para contadores

Dia 22 de setembro relembra a criação dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil

Futuros profissionais de Ciências Contábeis da Estácio da Amazônia vão comemorar o dia do Contador, 22 de setembro, com uma palestra sobre o mercado de trabalho, empreendedorismo e a importância do Sistema CFC para profissão. O encontro será online e terá a participação da presidente do Conselho Regional de Contabilidade (CRC), Palmira Leão.

O coordenador do curso, professor Eduardo Merlim, e o professor da Estácio, também membro do CRC, Robson Silva, serão mediadores do debate, que incluirá ainda a abordagem sobre os três pilares do Conselho de Contabilidade que é registrar, fiscalizar e promover a educação continuada. A programação terá ainda a participação de profissionais de outras regiões do país que enviarão mensagens para o encontro.

O professor Merlim lembra que a data de 22 de setembro relembra a criação dos cursos de Ciências Contábeis no Brasil, com a promulgação do Decreto-Lei n.º 7.988 de 1945 (Foto: Divulgação)

Antes dessa legislação, a profissão de contador era denominada de guarda-livros. “Foi a partir daí que passamos a ser cientistas contábeis, fundamentais para o controle financeiro e econômico de qualquer empresa ou entidade”, completa.

Já no ano seguinte ao decreto-lei, em 1946, foram criados o Conselho Federal e os Conselhos Regionais de Contabilidade com a finalidade de fiscalizar e regular as profissões de contador e de técnico contábil. “Esta medida consolidou a profissão e influenciou o ensino contábil no Brasil”, destaca o coordenador.

Portanto, continua o professor, os profissionais de Contabilidade só podem exercer a profissão após a conclusão do curso de Bacharelado em Ciências Contábeis, ser aprovado em Exame de Suficiência e registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

Ele lembra ainda que, em atenção a notável carência do mercado profissional brasileiro e roraimense, o curso de Ciências Contábeis da Estácio da Amazônia teve início em 2002. “Somos a única instituição privada de ensino presencial em Ciências Contábeis no estado de Roraima. Contamos com um time de professores capacitados e reconhecidos pelo Ministério da Educação, e possuímos os melhores laboratórios de práticas contábeis do país”, ressalta o coordenador.

SERVIÇO:

Palestra: O acadêmico de Ciências Contábeis entendendo a Sistema CFC/CRCs

Local: pela internet através da Plataforma Teams

Data: 22 de setembro

Horário: 19h

Leia mais – Sindicato ressalta conquistas e avanços da profissão de contador em Roraima