Cotidiano

Seminário virtual irá esclarecer sobre Fundo de Financiamento em RR

A palestra será transmitida pela plataforma do Youtube das 9h às 11h, no horário local

Acontece, no dia 18, um seminário virtual sobre o Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO). A reunião, promovida pelo Banco da Amazônia (Basa), irá esclarecer sobre como obter o financiamento.

A ação tem o objetivo de oferecer facilidades de operacionalização de propostas, por meios digitais, e realizar renegociação e liquidação de dívidas do FNO que é o principal instrumento econômico-financeiro para o estímulo das atividades econômicas em bases sustentáveis na região Norte.

O evento contará com a participação da Superintendência regional do Basa, Sebrae, Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam) e outros parceiros, como empresas de assistências técnicas. 

A reunião será transmitida no Youtube, das 9h às 11h, por meio do link https://youtu.be/e0a3mKXbESA. Perguntas poderão ser enviadas via chat on-line ao vivo para os participantes da live.

De acordo com o superintendente regional do Amazonas e Roraima, Esmar Prado, o Basa e o FNO estão presentes em todos os 450 municípios da região Norte e respondem por 64% do crédito de fomento da região, priorizando o atendimento aos pequenos portes e com destaque aos financiamentos de longo prazo. 

O superintendente informa que a ação não foi realizada em 2020 em função da pandemia da Covid-19, que gerou grave crise econômica no país. “Os recursos do FNO serviram para muitos empreendedores, possibilitando a realização de negócios, gerando emprego e renda, em conformidade à sua missão institucional de desenvolver uma Amazônia Sustentável com crédito e soluções eficazes”, comentou.   
 
Origem 

O FNO Itinerante teve início com projeto piloto em 2010. Os ganhos sociais obtidos com a realização do FNO Itinerante foram fundamentais na visibilidade institucional à ação de governo, no cumprimento de levar crédito de fomento a todos os municípios da Região e no alinhamento às diretrizes e prioridades da Política Nacional de Desenvolvimento Regional (PNDR).  

Enquanto administrador dos recursos, o Banco da Amazônia efetua operações que atendam prioritariamente aos segmentos produtivos de menor porte (mini/micro, pequenos e pequeno-médios empreendedores e microempreendedores individuais); agricultura de base familiar; empreendimentos que utilizem matérias-primas e mão de obra local, que produzam alimentos básicos para consumo da população e projetos sustentáveis, com vista à geração de trabalho e renda à população local. 

O FNO apresenta recursos oriundos da arrecadação do Imposto sobre a renda e proventos de qualquer natureza (IR) e do Imposto sobre produtos industrializados (IPI). É um instrumento financeiro substancial e tem o Banco da Amazônia como administrador dos recursos, guiado pelas diretrizes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Sudam, colocam a Região Norte na rota do desenvolvimento, atendendo desse modo, ao objetivo principal da Política de Desenvolvimento do país, na redução da pobreza e das desigualdades regionais.