Cotidiano

Servidoras municipais terão 7 meses de licença maternidade

A nova lei passa a valer a partir de 2020

A Prefeitura de Boa Vista sancionou hoje (27) durante coletiva de imprensa, uma lei que aumenta a licença maternidade para 7 meses. Das 27 capitais, Boa Vista é o único município do Brasil que passa a oferecer esse período.

A nova lei passa a valer a partir de 2020. Ao todo, o município possui 7.069 servidoras municipais e, no momento, 100 delas estão grávidas e serão beneficiadas. Para se ter uma ideia, dentre as capitais do país, as prefeituras de João Pessoa, Teresina, Porto Alegre e Florianópolis dão apenas quatro meses de licença. Já outras 22 capitais disponibilizam para as gestantes 180 dias. 

“Isso proporciona o fortalecimento de vínculo afetivo e inúmeros benefícios para o cérebro, entre os benefícios para a mãe que estarão próximas aos filhos durante essa fase de introdução alimentar” explicou a prefeita Teresa Surita.

A servidora Monique Suelen Machado está entrando em seu oitavo mês de gestação. Ela trabalha como Instrutora de ofícios pela Secretaria Municipal de Gestão Social e será uma das beneficiadas.

“Esse tempo com os nossos bebês ainda assim é muito pequeno, e sete meses vai proporcionar um vínculo maior, em uma fase de vacinas, de alimentação preliminar e amamentação, vai ser maravilhoso, estou muito feliz por essa conquista” disse.