Cotidiano

Servidores afastados denunciam que são obrigados a bater ponto

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) relatou que a informação não é verdadeira e que os servidores estão dispensados

Uma denúncia recebida pela Folha aponta que servidores da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) que foram dispensados por conta da pandemia de Coronavirus (Covid-19), muitos deles fazendo parte dos grupos de risco, supostamente estariam sendo obrigado pelos chefes imediatos a se dirigir até a sede da Sesp para assinar a folha de ponto, e dizem que isso configuraria um risco a saúde das pessoas.

O denunciante, esposo de uma servidora da pasta, informou que essa situação teria ocorrido esta semana.

De acordo com o homem, os chefes teriam informado a esposa e a outros servidores que era uma exigência do setor de Recursos Humanos (RH) da secretaria.

OUTRO LADO – A reportagem entrou em contato com a Sesp pedindo posicionamento sobre a denúncia. Em nota eles informaram que tal informação não procede e que desde o dia 16 de março liberou os servidores acima de 60 anos e outros servidores que possuem doenças crônicas como hipertensão, diabetes, doenças respiratórias, gestantes entre outros grupos de risco.

“Acrescentamos que, a partir do decreto n° 28635-E, os demais servidores também estão trabalhando remotamente e alguns departamentos que operam serviço essenciais estão trabalhando com todos os protocolos preconizados pelo Ministério da Saúde e Secretário de Saúde, que minimizam o risco de contato com o novo coronavírus”.