Cotidiano

Servidores auxiliares pedem regularização da função de vigilante

Na manha desta sexta-feira, 14, foi realizada uma manifestação em frente ao Palácio 9 de Julho

Um grupo de servidores municipais que atuam como vigilantes no município de Boa Vista realizaram na manhã desta sexta-feira, 14, uma manifestação em frente ao Palácio 9 de Julho, cobrando a regulamentação da função.

A manifestação foi organizada pelo Sindicato dos Guardas de Vigilância (Singvim), que informou que entre os motivos está a cobrança do projeto de lei que garante a gratificação do risco de vida para os auxiliares na função de vigilante, além do pagamento de horas extras e cursos de qualificação para os 240 auxiliares municipais que exercem a função de vigilante.

“Ainda no ano passado o secretário municipal de Administração nos garantiu que o projeto seria enviado a Câmara Municipal de Vereadores, mas até agora nada foi feito. E para piorar a prefeitura contratou uma empresa no valor de quase R$2 milhões para atuar na vigilância da Secretaria de Meio Ambiente”, disse o presidente do sindicato, Thiago da Silva Braga.

Thiago acrescentou que o valor seria o suficiente para investir na valorização dos profissionais que atuam no município.

“É um valor absurdo pra uma secretaria sendo que esse valor poderia ser aplicado para esses servidores que já exercem a função, e por um valor muito menor daria para fazer curso de qualificação, comprar fardamento, ou seja, estão gastando mais que o dobro do que podia ser usado para regularizar nossa situação”, acrescentou.

OUTRO LADO – A FolhaBV entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista e a Secretaria Municipal de Administração e Gestão de Pessoas informou por meio de nota que respeita qualquer tipo de manifestação e esclarece que se tratam de servidores auxiliares em serviços gerais que atuam em diversos postos de trabalho. Eles colaboram na manutenção e nos cuidados com os prédios e espaços públicos municipais. Dependendo da escala de trabalho, recebem adicional noturno conforme legislação vigente.

Quanto a contratação pela Secretaria de Serviços Públicos e Meio Ambiente, a nota informa que se trata de serviço de vigilância armada para atender demandas específicas de segurança em alguns pontos de alto risco, envolvendo patrimônio público.