Cotidiano

Servidores contam suas histórias para homenagear 50 anos do Incra

Além de promover a reforma agrária e o ordenamento da estrutura fundiária, em Roraima o Incra criou municípios e vilas em Roraima

Nesta quinta-feira (09), quem também celebra aniversário é o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), que completa 50 anos.

Em Roraima, a formação do Estado, com a criação de municípios e de núcleos urbanos, está diretamente relacionada à execução do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA) e aos processos de colonização realizados principalmente nas décadas de 70 e 80.

Entre os municípios que surgiram de um núcleo urbano formado a partir de um projeto de assentamento (PA) do Incra está Rorainópolis, o segundo maior de Roraima. Surgiu do Projeto de Assentamento Dirigido Anauá, implantado às margens da BR-174, em meados da década de 70, numa área de 221.832 hectares, com capacidade para assentar até 3.460 famílias.

Em Rorainópolis, o Incra ainda mantém a Unidade Avançada Anauá, para gerenciar o projeto. Rui Barbosa Silva é servidor da autarquia há 37 anos e vivenciou de perto a transformação do assentamento em uma importante cidade.

“Desbravamos essa região com muita dificuldade, com muita dedicação para atender aos colonos. Para se ter uma ideia, na década de 80, levávamos mais de 12 horas no trajeto de carro entre a Vila do Incra e Boa Vista [a capital de Roraima]”, recorda.

Além de Rorainópolis, Caroebe, as vilas Confiança, Jatapu, Martins Pereira, Nova Colina, Paredão, RR-170, Samaúma, Vila Nova e Vila Moderna se formaram a partir dos 67 projetos de assentamento criados pelo Incra em 12 dos 15 municípios roraimenses.

Superintendente do Incra, Antônio Adesson Gomes dos Santos: “O Incra tem um papel fundamental na formação de Roraima”

“O Incra tem um papel fundamental na formação de Roraima, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do Estado, apoiando a agricultura familiar não só com a terra, mas com crédito, com estrada, com assistência para que os assentados possam produzir alimentos para subsistência e também para a obtenção de lucro, com a comercialização”, destacou o superintendente do Incra, Antônio Adesson Gomes dos Santos.

Ele disse que a principal meta nestes 50 anos, é a titulação das terras. O superintendente destacou ainda a importância dos servidores na execução dessas políticas públicas. Atualmente, o Incra dispõe de 74 servidores da ativa em Roraima. “Quero parabenizar cada um dos colegas pelo cinquentenário do Incra”.

Comemoração

Em razão da pandemia, não haverá eventos presenciais pelos 50 anos do Incra. Mas a autarquia lançou três editais (disponíveis no site www.incra.gov.br) para selecionar histórias de servidores da ativa e aposentados, gestores e colaboradores (terceirizados, estagiários) do Incra, contadas através de vídeo, de texto ou de fotografias.

As histórias selecionadas serão publicadas no site comemorativo de 50 Anos do Incra. As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de agosto e o material pode ser enviado pelo e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp, através do número 61 3411-7873.

Incra em números:

67 projetos de assentamento

22.215 famílias beneficiadas

11.942 títulos definitivos expedidos

Municípios criados em assentamentos: Rorainópolis e Caroebe

Vilas criadas em assentamentos: Apiaú, Confiança, Jatapu, Martins Pereira, Nova Colina, Paredão, RR-170, Samaúma, Vila Nova e Vila Moderna

Municípios consolidados pelo programa de colonização: Alto Alegre, Mucajaí e Cantá.

Publicidade