Cotidiano

Servidores da educação reclamam de encontros presenciais durante pandemia

Os profissionais alegam que não há necessidade porque desde o início da 8º Semana Pedagógica os encontros têm sido virtuais

Servidores escolares denunciaram que a Secretaria Municipal de Educação (Smec) está exigindo encontros presenciais entre os profissionais durante a pandemia. Os encontros que antes ocorriam virtualmente, estão marcados para acontecer nas escolas amanhã (29) e nesta sexta-feira (30). Os profissionais alegam que não há necessidade porque desde o início da pandemia, os encontros estão ocorrendo sem a aglomeração. Os profissionais temem que os encontros sejam focos para contaminações de coronavírus, já que muitos profissionais ficaram doentes e alguns faleceram.

Conforme os relatos, a semana pedagógica é um período de formação para planejamento do ano letivo que está acontecendo desde o início desta semana, de modo virtual, até esta quarta (28). Porém, a Smec estaria orientando que os dois últimos dias sejam presenciais, em cada unidade escolar com os seus respectivos servidores.

“Nós estamos questionando qual a necessidade de estarmos presencialmente na escola? Se for para tratar de planejamento, já fazemos isso virtualmente. Se é para pegar material, já fazemos isso de maneira escalonada para não aglomerar. Então, porque estão convocando todos da escola? Desde portaria, cuidadores a professores para estarem lá quinta e sexta-feira”, questionou uma professora. 

Os relatos ainda descrevem que os servidores das Casas Mãe já teriam retornado o trabalho presencial e sem escalonamento. Algo similar teria acontecido em janeiro deste ano, com 22 escolas que também estavam realizando reuniões presenciais.

O Coletivo de Servidores da Educação Municipal de Boa Vista (Cosembv) se posicionou contra a atitude da Secretaria alegando que “nada justifica a convocação de servidores amparados pelo decreto para o trabalho presencial”.

DECRETO – Desde o ano passado, a Prefeitura de Boa Vista suspendeu as aulas de todas as unidades de ensino e creches enquanto durasse a situação de emergência da capital devido a pandemia de coronavírus. A suspensão encontra-se no decreto nº 33/e de 16 de março de 2020.

Outro lado – A Folha de Boa Vista procurou a Prefeitura de Boa Vista e aguarda retorno.