Cotidiano

Servidores do CSE denunciam quebra das regras de combate a Covid

Relato é que adolescentes são liberados para partidas de futebol sem máscara, além de aglomeração dentro de salas de aula

Denúncia de servidores do Centro Socioeducativo (CSE) nesta sexta-feira, 08, aponta que as atividades na unidade não seguem as normas de segurança do decreto estadual contra a pandemia do covid-19. A ressalva, segundo os servidores, é que já houve um caso confirmado de covid-19 de um funcionário e outro com suspeita da doença.

O relato foi repassado à Folha por servidores da unidade que preferem não se identificar, por medo de represália. O relato é que as houve redução do quantitativo de alunos por aula, porém, a informação é que ainda há de dez a oito alunos na mesma sala de aula. Outra informação é que mesmo nas aulas online, ainda há agrupamento de dez alunos dentro de sala de aula para acompanhar o professor pelo computador.

“Está tendo aula de músicas, atividades coletivas, em ambiente fechado, algo que foi proibido. Não com o quantitativo que tinha antes. Era uma sala de aula com 20 reeducandos e agora são 10, mas continua sendo uma aglomeração. Os professores estão sendo praticamente obrigados a trabalhar. Os que estão dando aula online, os alunos estão todos juntos, quando o correto seria um atendimento individual”, informou um servidor.

Além disso, o relato é que os adolescentes são liberados para a prática de esporte como futebol, o que agrupa mais de 20 reeducandos de uma só vez e sem o uso de máscara. “Não podemos falar nada por que estamos sofrendo um tipo de ‘ameaça’, de que os servidores vão ser transferidos ou retirar benefícios”, complementa a denúncia.

Por fim, os servidores reclamam da falta de disponibilização de equipamentos de proteção como luvas e máscaras. “A unidade não estava fornecendo material. Máscara tem uma descartável para usar o dia inteiro, sendo que tem que ser trocada a cada duas horas. Nós temos um agente que já foi positivado e um segundo agente com suspeita e amanhã sai o resultado. A diretoria está brincando”. 

OUTRO LADO – Em nota, a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) informa que todas as atividades realizadas com os adolescentes no Centro Socioeducativo são acompanhadas pela 2ª Vara da Infância e Juventude. Quanto as atividades escolares que estão sendo realizadas de forma on-line, somente participam adolescentes da mesma ala, sem um grande quantitativo de pessoas, e todos os cuidados são mantidos com o uso de máscaras e álcool em gel.

Porém, a unidade não desmentiu a realização das partidas de futebol. Sobre o assunto, a Sejuc informou que “as atividades esportivas são realizadas após as aulas, com supervisão dos servidores com o devido uso de Equipamento de Proteção Individual”.

A direção do CSE também informou que mantém um rígido controle de higienização em todas as dependências do Centro, inclusive desde a entrada dos servidores para o início de suas atividades no local. “Desde o dia 9 de março, está em prática o plano de contingência, bem como o rodízio entre os servidores para diminuir o fluxo de pessoas dentro do CSE, ou seja, o servidor trabalha 24 horas e descansa sete dias”, disse.

A unidade também ressaltou que possui apenas um servidor contaminado, que se encontra em tratamento médico e em isolamento social, e todos os demais com suspeita da COVID-19 foram afastados de suas funções. “É importante salutar que o CSE disponibilizará testes rápidos para qualquer caso suspeito dentro da unidade com o intuito de preservar a saúde dos demais servidores e adolescentes que se encontram na unidade”, informou a Sejuc.