Cotidiano

Servidores dos Correios descartam greve geral em Roraima

A decisão atende a um pedido feito pelo vice-presidente do TST, ministro Renato de Lacerda Paiva, que tenta auxiliar nas negociações com a Estatal

Representações sindicais decidiram manter as negociações para assinatura do acordo coletivo com Correios. Com isso, é praticamente certo que os trabalhadores não deflagrarão greve geral em Roraima a partir de amanhã, dia 1º de agosto, como inicialmente estava planejado.

De acordo com apuração realizada pela FolhaWeb, a mudança de planos ocorreu após reunião da categoria com o ministro Renato de Lacerda Paiva, vice-presidente do Tribunal Superior do Trabalho (TST).

“Vamos realizar uma assembleia geral agora, onde vamos avaliar a proposta da empresa, mas já antecipo que recebemos uma orientação da nossa federação para que nenhum sindicato delibere greve. Ele pediu para que a empresa suspendesse a definição de acordo coletivo, que findaria hoje, e que agora vai até o dia 31 do próximo mês. Ele se comprometeu a sentar com a empresa para verificar uma solução”, relatou Antônio Rodrigues, Diretor do Sindicato dos Trabalhadores na Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos de Roraima (Sintect).

O sindicalista informou ainda que a entidade deve realizar uma nova audiência na próxima quarta, 7 de agosto, para avaliar avanços nas negociações. Por enquanto, os trabalhadores vão a acatar o pedido do magistrado de manter-se apenas o estado de greve, ou seja, acompanhar a questão sem comprometer os serviços prestados para a população.

“Nossa negociação está rolando já alguns dias, só que a empresa não nos deu retorno até o momento. O que ela apresentou para a gente foi só a retirada de direitos. A proposta econômica [de aumento] que ela nos apresentou ontem foi de 0,8% e nós estamos pedido a inflação do período [atual], que é de aproximadamente 3%, fora as melhorias nas condições de trabalho”, completou.