Cotidiano

Servidores são denunciados por fumar na frente dos internos no CSE

A reportagem da Folha foi procurada por um denunciante, que não quis revelar sua identidade, para relatar que no Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE), localizado no Bom Intento, região rural de Boa Vista, membros da administração da unidade estariam fumando cigarros na frente dos internos. Segundo o denunciante, o fato seria mau exemplo, visto que entre os adolescentes existem apreendidos pelo tráfico e uso de entorpecentes.

De acordo com Francisco Filgueira, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos de Roraima (Sintraima), esta informação ainda não foi enviada à Associação, mas se for verdadeira, é de se lamentar.

“Lá é uma instituição de ressocialização de jovens que estão em conflito com a sociedade e que podem ser usuários. O adolescente pode ver a pessoa fumando e ficar naquela vontade de estar na mesma situação”, disse.

Filgueira destaca que diante da situação socioeducativa que os internos se encontram, os bons exemplos deveriam ser mostrados. “Ali estaria sendo dado um mau exemplo. Se a pessoa está numa posição de representatividade, ela deveria cultivar o não uso do tabagismo. Ninguém vai contra o fumante, mas dentro do ambiente dele”, frisou.

GOVERNO –Diante desta denúncia, a reportagem procurou a Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social (Setrabes) para que desse um posicionamento referente ao fumo de tabaco na presença dos adolescentes e quais serão as medidas tomadas caso este comportamento não esteja de acordo com o recomendado pela pasta aos servidores. Entretanto, até o fechamento desta matéria não obtivemos resposta. O espaço está aberto.