Cotidiano

Sesau diz que processos fiscalizados em operação não foram pagos

Em coletiva o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, informou que os recursos de emendas parlamentares investigados pela PF estão em caixa

O secretário de Saúde, Marcelo Lopes, afirmou que os recursos referentes aos processos fiscalizados durante a operação da Polícia Federal Desvid-19, na última quarta-feira, 14, estão no caixa da Secretaria.

A informação foi repassada durante entrevista coletiva, realizada nesta sexta-feira, 16. De acordo com o secretário, os processos investigados tratam da aquisição de centrais de ar para o Hospital de Rorainópolis e testes rápidos para a Covid-19.

“Nessa operação buscaram dois processos aqui na Sesau, oriundos de emendas parlamentares do senador Chico Rodrigues (DEM) para duas finalidades. A primeira para aquisição de centrais onde verificamos que existiam algumas inconformidades administrativas e ainda estava em fase interna de licitação, e foi uma medida nossa de arquivamento do processo, ele não seguiu adiante. Ou seja, não houve nenhum pagamento para esse fim”, afirmou o secretário.

Ainda de acordo com Marcelo Lopes, o segundo processo é referente a aquisição de testes rápidos para Covid-19.

“Foi solicitado um processo sobre a aquisição de testes rápidos, em uma possível relação com essa testagem em massa que estamos fazendo agora da população. Mas não tem nada a ver”, comentou.

O secretário informou que no mês de março deste ano foi feita uma dispensa de licitação pra aquisição de 60 mil testes rápidos, e que destes a empresa entregou três mil testes.

“Quando o processo chegou a Controladoria Geral do Estado para os procedimentos de liquidação e pagamento, foram identificadas inconformidades no processo, impossibilitando a continuidade do mesmo, que foi declarado nulo e arquivado”, ressaltou.

O secretário reforçou que não existe desvio de recursos para o combate da Covid-19 na Sesau.

“Com relação à operação que foi deflagrada tanto na casa do senador Chico Rodrigues quanto aqui na Sesau, o que eu posso dizer é que nenhum real, e nenhum recurso dos cofres públicos foram destinados para pagamento desses dois processos, fica claro que não há o que se falar de desvio de recursos para combate da Covid-19, seja com recursos próprios, seja através de emendas parlamentares”, completou.