Cotidiano

Sesau diz que sistema do Ministério da Saúde está instável

Segundo o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização, a ferramenta apresenta instabilidade, o que motivou a falta de atualização dos dados

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) alegou que a informação de que Roraima só conta com 58 vacinados está desatualizada.  Os dados constam no portal de informações do Ministério da Saúde (MS) nesta segunda-feira, 25. A pasta afirma que pode tomar medidas para dar maior transparência à aplicação das vacinas no Estado.

Em nota encaminhada à Folha, o Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunização (NEPNI) da Secretaria de Saúde informou que o Sistema de Informação  (SIPNI) do Ministério da Saúde no módulo campanha será a ferramenta utilizada para a divulgação do quantitativo de doses aplicadas em todo o país. Além disso, a ferramenta também será a responsável pela divulgação do percentual de vacinação em cada estado brasileiro, incluindo Roraima.

Segundo o Núcleo, a ferramenta apresenta instabilidade, o que motivou a falta de atualização dos dados.  “O NEPNI esclarece que o sistema está instável e que até às 17h30 desta segunda-feira,25, a Controladoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) receberá as informações dos municípios e fará o consolidado com os dados atualizados sobre a vacinação em Roraima”. Até o momento, ainda não foi divulgado uma média da vacinação no Estado.

A Sesau afirma inda que a administração estadual poderá adotar ações para garantir o acesso à informação. “A gestão ressalta que se continuar existindo a necessidade buscará alternativas efetivas para manter a atualização e divulgação dos dados sobre a vacinação realizada no Estado de Roraima”, explica.

Leia mais: