Cotidiano

Sesau não recomenda velório para paciente com coronavírus 

Familiares e amigos deverão estar paramentados com equipamento de Proteção Individual- EPI´s para velório e enterro

A Secretaria de Saúde informou que o velório e funeral de pacientes confirmados/suspeitos da Covid-19 não são recomendados devido a aglomeração de pessoas em ambientes fechados.

A recomendação foi dada na nota técnica nº 05/2020/coe- RR/Covid 19, por conta do risco de transmissão associado ao contato entre familiares e amigos.

Conforme a nota técnica o velório deve ter prazo máximo de 1 hora, em ambiente aberto no cemitério, e cada cerimônia pode ter até 10 pessoas, sendo permitido revezamento entre familiares e amigos que deverão estar paramentados com Equipamento de Proteção Individual- EPI´s.

“O Governo de Roraima presta todas as condolências aos familiares e amigos, pela imensurável perda, rogando ao Pai que os console e lhes dê serenidade neste momento de resignação.”

O CASO – O primeiro óbito pelo novo coronavírus é de um paciente de 60 anos, sexo masculino, que estava internado na UTI do Hospital Geral de Roraima. 

Edil foi internado na UTI, no último sábado, dia 28, com quadro de saúde grave, diagnosticado positivo para COVID-19, com comorbidades associadas, como diabetes e hipertensão. 

“Foi iniciado o protocolo adotado pelo MS (Ministério Da Saúde) para o COVID-19, incluindo o tratamento com os medicamentos Cloroquina e Azitromicina. No entanto o paciente não respondeu ao tratamento, vindo a óbito na tarde desta sexta-feira, 3”