Cotidiano

Sesau vai abrir sindicância após denúncia de medicamentos vencidos

Um paciente denunciou à FolhaBV a presença de medicamentos vencidos no ambulatório do HGR

Após denúncia feita a FolhaBV de que na sala de medicação do Hospital Geral de Roraima (HGR) existem medicamentos com a data de validade vencida, a Secretaria Estadual de Saúde informou que irá apurar essa situação e que a responsabilidade pelo manuseio desses insumos é de responsabilidade dos funcionários do setor.

De acordo com a Sesau, existe um protocolo que prevê a conferência, recolhimento e descarte de medicamentos que estão próximos da data de validade, seguindo as normas da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), no âmbito do SUS (Sistema Único de Saúde).

Esclareceu também que, a partir do momento em que o medicamento sai da farmácia da unidade para a Sala de Medicação, a conferência de tal informação é de responsabilidade do profissional que irá administrar o medicamento no paciente.

A Direção do HGR informou ainda que depois de identificado o servidor responsável pelo uso do medicamento, será tomado às medidas cabíveis à situação.

ENTENDA O CASO – No dia 1º de julho o aposentado Renato Paiva, esteve internado no HGR após ter sofrido lesões no fêmur. De acordo com ele, enquanto esteve no ambulatório da unidade para tomar a medicação receitada pelo médico, teria observado que alguns medicamentos teriam vencido no dia anterior (30 de junho).

A ampola apresentada à reportagem por Paiva trata-se do medicamento butilbrometo de escopolamina, utilizado para tratamento da dor abdominal em cólica, cólica renal e espasmos na bexiga.

“Sou muito observador e percebi que uma ampola estava com vencimento em junho de 2020”, contou. No entanto, Renato Paiva não soube informar se os remédios estariam sendo aplicados em pacientes.