Cotidiano

Sete presos já morreram em decorrência de covid-19 em Roraima

De acordo com a Sejuc, um desses casos ocorreu quando o preso foi encaminhado diretamente para o HGR, sem ter passado por uma das unidades prisionais do Estado

Segundo informações repassadas à FolhaBV, no início do mês de junho, um servidor público estadual morreu no Hospital Geral de Roraima (HGR) por Covid-19. O homem teria contraído a doença em uma cela na Cadeia Pública de Boa Vista, onde esteve preso por alguns dias.

A fonte alega que o servidor ficou na mesma cela que outros detentos contaminados por coronavírus, e pouco tempo depois começou a apresentar os sintomas.

A mesma fonte afirma que o sistema prisional de Roraima tem dezenas de mortes por Covid-19, que não estariam entrando na contagem oficial da doença.

Sobre as denúncias, a FolhaBV entrou em contato com a Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) que administra o sistema prisional no estado, e foi informada de que até o momento foram registradas sete mortes de detentos por conta da Covid-19.

Ainda de acordo com a Sejuc, um desses casos ocorreu quando o preso foi encaminhado diretamente para o HGR, sem ter passado por uma das unidades prisionais do Estado.

A Sejuc informou ainda que todos os internos contaminados estão separados dos demais, seguindo o que preconiza o Ministério da Saúde e Organização Mundial de Saúde, e que atualmente, 12 presos estão contaminados com o coronavírus.

Quanto à assistência médica prestada aos internos, a Sejuc esclareceu que duas equipes de saúde trabalham diuturnamente fazendo triagem, assim, aqueles que apresentam sintomas são separados e monitorados para que os cuidados necessários sejam tomados. E que os novos detentos (os que estão ingressando no sistema) são mantidos isolados por 45 dias, e só vão para a cela após comprovado que não têm Covid-19.