Cotidiano

Setor da construção civil busca reajuste em valores de contratos

A categoria se reuniu para deliberar sobre a possibilidade de paralisar as obras, o que foi descartado nesse momento

A ideia de paralisar as obras do setor da construção civil foi descartada pela Associação dos Pequenos Construtores de Roraima. Um dos motivos para a suspensão dos trabalhos seria a alta no preço de materiais de construção, o que poderia gerar demissões de trabalhadores.

Na noite desta quinta-feira, 1º, a categoria se reuniu para deliberar sobre essa possibilidade, o que foi descartada. Segundo o presidente da associação Ricardo Matos, a categoria irá procurar os contratantes em busca de negociação.

“Não seria possível paralisar nesse momento, tendo em vista que os contratos devem ser cumpridos, então iremos buscar junto aos contratantes como a Caixa, governo e prefeituras, uma solução que pode vir com a atualização nos valores dos contratos de obras tem em vista que os valores não cobrem os custos que as empresas estão tendo”, explicou.

De acordo com o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de Roraima (Sinduscon/RR), Clerlânio Fernandes, o momento tem sido delicado para o setor.

“A alta nos preços de materiais como cimento, aço e tijolos, tem ocasionado uma crise muito grande no setor, isso se deve por conta do fechamento de algumas fábricas durante a pandemia, e outras que estão focando na exportação por conta da alta na cotação do Dólar, então essa é uma crise nacional. Entendemos que isso tem sido injusto e estamos buscando meios para que possamos reequilibrar os contratos até que os preços voltem à normalidade”, explicou.