Cotidiano

Setrabes vai ampliar atendimento para 2 mil idosos

AYAN ARIEL

Editoria de Cidades

Em entrevista à Folha na manhã desta quarta-feira (11), a secretária estadual do Trabalho e Bem-Estar Social, Tânia Soares, afirmou que a pasta pretende expandir o atendimento na sede da Rede Melhor Idade de 1 mil para 2 mil pessoas, capacidade máxima da unidade. Além disso, também há planos para levar as atividades a outros municípios do interior do Estado.

“Essa é uma meta do governo para os próximos anos e acredito que em 2020 isso seja totalmente possível, ainda considerando que começamos 2019 com 150 pessoas atendidas e saltamos para mil. Já a expansão para o resto do estado está sendo discutida com os municípios, pois existe uma proposta de regionalizar a Rede. Há solicitações para constituir essa ação da política estadual do atendimento à pessoa idosa”, destacou Tânia.

A novidade agregará ao trabalho desenvolvido durante a gestão na entidade, que já conta com atividades e oficinas para os usuários, como hidroginástica, dança, fisioterapia, alfabetização, decoupage, coral, bordados, informática, karatê e teatro adaptado, além de outras ocupações, que ocorrem durante os períodos da manhã e da tarde.

Tânia Soares também afirmou que os recursos humanos – profissionais responsáveis pelo desenvolvimento dos trabalhos do centro – e recursos físicos, como equipamentos, kits e a piscina, estão normalizados, além de ser servida alimentação aos idosos três vezes ao dia (café, almoço e lanche da tarde). Em relação ao transporte, o governo já está desenvolvendo um processo licitatório para conseguir um novo ônibus para o translado dos participantes do projeto.

Para que algumas atividades da entidade estadual sejam realizadas, a Setrabes mantém algumas parcerias e cooperações técnicas, a exemplo do atendimento médico destinado aos idosos frequentadores da unidade, desenvolvido junto à Secretaria de Saúde (Sesau).

Só no mês de outubro, essa cooperação rendeu 2.902 consultas médicas para o público do local. Com 2.163 procedimentos, a aferição de pressão foi o serviço mais oferecido.

A secretária da Setrabes explicou um pouco sobre como funciona essa parceria. “Nós temos essa cooperação técnica entre as duas secretarias, onde a Sesau cede os profissionais médicos para compor os núcleos de saúde da nossa instituição”, comentou Tânia Soares.

Diretora da Rede Melhor Idade desde fevereiro desse ano, Amanda Oliveira relembra os problemas que viu quando assumiu o cargo, como o não funcionamento de piscina e oficinas, e o defasado quadro de funcionários, e ressaltou as melhorias ocorridas desde então.

“Eu vejo como positivas as ações que acontecem lá e temos bastante liberdade, por parte da secretaria e do governo, para o desenvolvimento das atividades junto aos nossos parceiros”, destacou Amanda.

Agora a unidade irá entrar em período de recesso, onde será feito um planejamento para os trabalhos a serem feitos em 2020. Sobre isso, Tânia Soares frisou que tal ação é necessária para reorganizar toda a dinâmica de trabalho.

“Tudo tem que ser planejamento, desde a questão financeira até a operacional e a dinâmica de trabalho. Com isso, entraremos 2020 planejado com as atividades, o orçamento e até mesmo além do próximo ano, pois nosso trabalho é em função dos próximos 10 anos”, apontou a secretária.

OUVIDORIA – Para aqueles que desejam deixar qualquer consideração sobre a Rede ou sobre qualquer outra unidade pertencente à Setrabes, a pasta conta com a Ouvidoria, que faz atendimento presencial na sede da secretaria.

“É aberto a toda a sociedade e às instituições que queiram parabenizar as ações executadas ou deixar sugestões ou reclamações em relação a algo que ainda não esteja funcionando normalmente. Estamos sempre à disposição”, citou Tânia Soares.