Cotidiano

Silos voltam a ser administrados pelo Governo do Estado

A unidade beneficiadora de grãos, localizada na BR-174, tem capacidade de armazenar até 27 mil toneladas de grãos

Os silos destinados ao armazenamento de produtos agrícolas, que estão localizados na região do Monte Cristo, zona rural de Boa Vista, voltarão a funcionar, agora sob a administração do Governo do Estado, segundo informou o secretário estadual de Agricultura (Seapa), Emerson Baú, em entrevista neste domingo, 9, ao Agenda da Semana, da Rádio Folha FM.

A unidade beneficiadora de grãos, localizada na BR-174, tem capacidade de armazenar até 27 mil toneladas de grãos, como soja e milho. Ela foi cedida à cooperativa de grãos por meio de comodato, no ano de 2002, no entanto, de acordo com Emerson Baú, denuncias de irregularidades fizeram com a que o governo pedisse a quebra da cessão dos silos.

“O governo agora vai passar a fazer a gestão desses silos por meio da Seapa e qualquer produtor poderá usar os serviços, não iremos privilegiar um ou outro. Eles irão pagar pelo período de armazenamento, e o cálculo é feito com base na quantidade grãos que serão armazenadas”, explicou.

Ainda de acordo com Baú, os recursos arrecadados pelos silos, serão destinados para melhoria no local.

“Não visamos lucro, e parte dos recursos será para manutenção dos silos, e a outra parte para o Fundo de Desenvolvimento Econômico Social do Estado de Roraima [Funder], para serem aplicados em ações voltadas ao setor primário”, acrescentou.

A informação foi repassada pelos secretário de Agricultura, Emerson Baú, em entrevista a Rádio Folha FM

A unidade beneficiadora de grãos, localizada na BR-174, tem capacidade de armazenar até 27 mil toneladas de grãos, como soja e milho. Ela foi cedida à Grão Norte por meio de comodato, no ano de 2002. 

“Nossa preocupação a partir de agora é recuperar a confiança do produtor junto ao Estado de Roraima. Queremos garantir ao produtor que ele terá um lugar para poder fazer o depósito dos seus grãos, literalmente o depósito da sua produção”, afirma. 

SILOS – As estruturas de beneficiamento e armazenamento de grãos são fundamentais dentro da cadeia produtiva, pois possibilitam à limpeza, classificação e secagem dos grãos, garantindo que mantenham a qualidade durante o armazenamento, que por sua vez propicia que o produto seja comercializado em períodos mais favoráveis ao produtor, diminuem a demanda por logística no período da safra, evitando sobrecarga nas estradas e portos, e garante um estoque para os consumidores locais, diminuindo custos com logística.