Cotidiano

Sindicato denuncia falta de insumos para cirurgias eletivas no HGR

Itens como seringas e lâminas de bisturi estão em falta no centro cirúrgico

O presidente do Sindicato dos Profissionais de Enfermagem do Estado de Roraima (Sindprer), Melquisedek Menezes informou que vários insumos necessários para a realização de cirurgias eletivas no Hospital Geral de Roraima (HGR), para aqueles pacientes não-Covid-19, que estão internados no Hospital de Retaguarda no Estádio Canarinho estão em falta.

O sindicato encaminhou para a reportagem uma lista dos materiais que estão em falta, necessários para as intervenções cirúrgicas, tais como: seringas de 3 ml e 15 ml; equipo macro; sonda nosogástrica; lâminas de bisturi nº 11, 20, 21, 23 e 24; lâminas foley nº 12 e 16; água destilada 10 ml, 20 ml e 500 ml; clorexidina 0,5%; Tópico; Degermante; tubo aramado; nº 5 ½, 6, 6 ½, 7, 7 ½ e 8; tubo oro traqueal nº 7, 7 ½; 8, 8 ½, 9; luvas estéril, 7 ½ e 6 ½; Eletrodos; Gelco nº 20; ceftrioxona; cefalatina; cloreto de sódio; amiodarona; ropivacaína; vicryl nº 0, 3.0, 5.0; Polipropileno nº 1, 2, 3, 4, 5 e 6; seda nº 0, 1, 2.0 e 5; lençóis e batas.

Menezes contou que, nessa segunda-feira (1), pelo menos quatro procedimentos de intervenção foram cancelados por conta da falta desses materiais.

“Hoje, além de termos um número reduzido de profissionais atuando na linha de frente do combate ao Covid-19, a escassez de insumos básicos está fazendo com que a população de Roraima não seja assistida pela saúde estadual, que está decadente. Em 2019, nós lutávamos por melhores condições de trabalho, e o governo colocava a culpa pela falta de cirurgias na greve da enfermagem”, declarou o líder sindical.

Confira na íntegra nota da Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) sobre a denúncia do Sindprer:

A Direção Geral do HGR (Hospital Geral de Roraima Rubens de Souza Bento) informa que as cirurgias de emergência continuam sendo realizadas, no HGR e que apenas procedimentos eletivos foram suspensos, em razão da mudança de fluxo da Unidade para o atendimento as demandas relacionadas ao Coronavírus (COVID-19).

A Direção ressalta que não procede a informação de falta de medicamentos, inclusive anestésicos, uma vez que o setor de farmácia da unidade tem sido abastecido regularmente, conforme cronograma elaborado pela CGAF (Coordenadoria Geral de Assistência Farmacêutica).

Vale reforçar que todos os pacientes estão sendo assistidos, uma vez que a gestão está adotando providências para reorganização do fluxo, para garantir a ampliação do número de leitos e o atendimento de toda a demanda.

Informa ainda que medidas imediatas estão sendo colocadas em prática para melhorar cada vez mais a prestação do serviço. Esta semana o Hospital recebeu novos equipamentos incluindo um Aparelho de Raio X Portátil, o que garantirá mais celeridade na prestação desse serviço no Hospital, 47 novos servidores também foram lotados no HGR para ampliar o quadro de pessoal e reforçar o atendimento à população, além de medicamentos e insumos que garantiram o reabastecimento do estoque na Unidade.