Cotidiano

Sindicato diz que servidores não recebem insalubridade

O pagamento do benefício, depende de perícia a ser realizada por equipe técnica e médica de trabalho no local de atuação desses servidores

Uma denúncia apresentada pela presidente do Sindicato dos Trabalhadores Municipais de Boa Vista (Sitram), Sueli Cardozo, aponta que cinco servidores lotados no Cemitério Nossa Senhora da Conceição, que funciona no bairro São Vicente, zona sul da capital, não estão recebendo o pagamento do adicional de insalubridade.

A líder sindical explica que a previsão legal para o pagamento do benefício, na ordem de 10% a 30% do salário, que é prevista na legislação municipal, depende de perícia a ser realizada por equipe técnica e médica de trabalho no local de atuação desses servidores. O Sitram chegou a solicitar esse procedimento, porém nunca houve retorno por parte do Executivo quanto a isso.

“Nosso sindicato, por iniciativa própria, chegou a fazer duas perícias que constataram a necessidade de pagamento do adicional de insalubridade para esses servidores municipais lotados no cemitério. Recentemente, nós reiteramos à Secretaria Municipal de Gestão Ambiental, por meio de ofício, e também a Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas e a pasta de Administração a necessidade de pagamento desse benefício, que é previsto na lei complementar nº 003, nos artigos 63 e 64, já que eles trabalham em local insalubre, cujo risco é aumentado em decorrência da pandemia de Covid-19. Esses servidores tem contato direto com familiares e amigos que sepultam seus entes queridos naquele cemitério, então nada mais justo que a prefeitura cuide de quem está cuidando de nós nesse momento”, declarou Sueli.

OUTRO LADO – A reportagem da FolhaBV entrou em contato nessa sexta-feira (29) com a Prefeitura de Boa Vista e aguarda resposta.