Cotidiano

Sindpol convoca assembleia para decidir saída de policiais de plantões

O imbróglio envolvendo o aumento salarial dos delegados de Roraima, em detrimento aos policiais civis, vai ganhar novos capítulos nesta quinta-feira, dia 30, quando se reúnem em assembleia geral para deliberar e discutir, entre outros assuntos, sobre o pedido de exoneração dos policiais civis que ocupam funções gratificadas, sobre o fim da venda da folga ao estado dos serviços extraordinários e a promoção funcional. A assembleia está prevista para iniciar às 19h30 na sede do sindicato no bairro Jóquei Clube.

Segundo o presidente do Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol-RR), Leandro Almeida, são esperados os 130 policiais que fazem parte da categoria.

“O ponto principal que vamos discutir é em relação à exoneração das funções gratificadas que os policiais civis recebem, além de discutir sobre a venda da folga que os diversos cargos da Polícia Civil têm, entre eles médicos legistas, odontolegistas, peritos criminais, escrivães, agentes de polícia, agentes carcerários, perito papilocopistas, auxiliar de perícia, auxiliar de necropsia e também delegado de polícia, que atualmente vendem sua folga para o Estado”, disse. “Embora não seja obrigatória essa venda de folga, que é voluntária, mas vamos discutir sobre isso com nossa categoria, para não mais vender essa folga”, afirmou.

Leandro citou ainda que as promoções funcionais estão atrasadas e deveriam ter sido pagas desde maio do ano passado.   

“A promoção funcional deve ser paga a cada cinco anos e a última progressão deveria ter sido pagas em maio de 2019, mas o Governo não pagou alegando falta de recurso. Mas fomos surpreendidos com o aumento para os delegados”, disse. “Então, na assembleia, vamos debater o pedido de exoneração e a saída das escalas voluntárias como uma forma de pressionar o Governo a pagar a promoção que está atrasada”, afirmou. 

Ele citou ainda que hoje existe um modelo de serviço extraordinário com quatro escalas de plantão de serviço extra. Plantão Diferenciado, Plantão Regional, Plantão Especial e Plantão Extraordinário. 

“Isso parece até surreal, mas são quatro escalas distintas e os policiais são convidados para fazer parte destas escalas; e o que vamos discutir em relação a isto na quinta-feira será a retirada dos policiais desta escalas no serviço voluntário, que na verdade o objetivo principal é engordar o salário no final do mês”, afirmou. (R.R)