Cotidiano

Sinter pede suspensão de aulas em escolas com casos de covid

O sindicato solicita de seus associados que informem de imediato qualquer caso de infecção ocorrido nas unidades educacionais do Estado

O Sinter (Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Roraima) solicitou da Prefeitura de Boa Vista, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Smec), providências urgentes na aplicação do Protocolo de Biossegurança. Requer ainda a possibilidade da suspensão imediata das aulas nas escolas onde foram registrados os referidos casos.

Os pedidos são em decorrência do crescente número de casos de Covid-19 nas escolas do município de Boa Vista, o que, segundo o Sinter, coloca em risco a saúde, inclusive de seus filiados que exercem o magistério na rede municipal e estadual de ensino.

No que se refere à rede estadual de ensino, o sindicato vem monitorando todas as informações. O sindicato solicita de seus associados que informem de imediato qualquer caso de infecção ocorrido nas unidades educacionais do Estado.

“Vale lembrar que realizamos um levantamento em 80% das escolas da rede estadual e foi detectado que a grande maioria dessas unidades educacionais não estava preparada para atender o protocolo de biossegurança, colocando em risco a saúde da comunidade escolar, formada por professores, técnicos, alunos e seus familiares”, disse o Sinter, em nota.

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO – A Secretaria de Estado de Educação e Desporto (Seed) informou que até o momento não foi notificado nenhum caso de covid-19 dentro das escolas públicas estaduais, após o retorno gradual das aulas presenciais.

Esclareceu ainda que, caso seja identificado os sintomas da doença em algum estudante ou servidor da escola, os profissionais da educação que atuam na unidade de ensino estão orientados a acionar a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) para que, de imediato, seja feito o teste de detecção da doença e adotadas as providências cabíveis.