Cotidiano

Sintomas de covid podem permanecer meses após primeiro contato

População precisa manter cuidados e distanciamento social, afirma o médico Mauro Asato

Mesmo com a população em Roraima apresentando desde o ínicio baixos índices de adesão ao distanciamento social, o alerta dos profissionais da saúde permanece para que as pessoas adotem medidas de precaução contra a doença, principalmente por conta da informação de que os infectados podem sentir os sintomas até meses depois do contágio.

Em entrevista ao programa Agenda da Semana na Rádio Folha 100.3 FM neste domingo, 02, o médico especialista em Infectologia, Mauro Asato, a doença tem um perfil de duração de três semanas, mas existem as complicações pós-covid.

Por conta disso, muitos pacientes que tiveram a doença e não precisaram de internação, podem apresentar consequências do covid-19 tempos depois do primeiro contato. “Meses depois podem sentir a repercussão da doença com quadro de fadiga, cansaço, dor no peito, agonia. São os estresses pós-traumático. Essa pandemia causa uma certa apreensão”, declarou.

Asato afirma ainda que o coronavírus está circulando, as pessoas adoecendo e correndo o risco de se submeter à uma internação hospitalar. “Está claro que o víŕus não sumiu de circulação. Cada vez mais as pessoas adoecem. Eu tenho um contingente de pessoas que são suscetíveis. Nós tivemos a queda, mas se não tivermos os cuidados e as precauções necessárias, com relação a parte de isolamento e distanciamento social os casos vão aumentar”, declarou.

Além disso, Asato ressaltou que é alto o índice de pessoas com sintomas mais leves, mas que continuam transmitindo a doença. Segundo médico, de 100 pessoas que tem coronavírus, 80 não vão ter quase sintomas mas vão estar transmitindo. 20 pessoas dessas 100 vão ter necessidade de internação e hospitalização. 

“Das 20, cinco pessoas vão precisar de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, infelizmente, dois a três podem vir a falecer em decorrência de insuficiência respiratória ou das consequências do covid-19”, declarou. “Por isso a importância de adotar as medidas de higiene e precaução”, complementou.