Cotidiano

Sistema prisional registra 117 casos de covid-19

67 dos casos confirmados são de agentes penitenciários ,e 50 casos são entre os presos

O sistema prisional de Roraima conta atualmente com 117 casos confirmados de covid-19. Os dados foram repassados pela Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) e mostram que 67 casos são de agentes penitenciários e 50 casos entre os presos.

Ainda de acordo com a Sejuc, seis presos já morreram vítima da covid-19. E ainda segundo a pasta, o relatório de curados está em atualização.

A Sejuc informou ainda que desde o início da pandemia do coronavírus estão sendo adotadas medidas no Sistema Prisional e sendo cumpridos os protocolos preventivos acerca da covid-19, com a distribuição de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual) para agentes e demais servidores que trabalham no Sistema

Além disso, as visitas e atividades externas estão suspensas, e a higienização nas unidades é feita de forma reforçada, tendo em vista que a doença é de fácil contágio.

A Secretaria esclareceu ainda que os agentes com a confirmação da doença estão afastados para recuperação, e que está promovendo o isolamento de reeducandos testados positivamente, a fim de evitar a proliferação do vírus nos presídios do Estado.

A nota acrescenta que o período de isolamento dos novos detentos (os que estão entrando agora no sistema) é de 45 dias. Após a realização da devida testagem dos detentos e do período de isolamento, caso os exames atestem que o custodiado não é portador do vírus, será possível sua condução ao convívio com os demais reeducandos que já se encontravam no sistema prisional.