Cotidiano

Sistema que dá desconto em multas de trânsito é lançado

Proprietários de veículos cadastrados no Sistema de Notificação Eletrônica terão até 40% de desconto nas multas

Já está em funcionamento em Roraima, o Sistema de Notificação Eletrônica (SNE). Um aplicativo que irá informar aos motoristas sobre as multas das infrações de trânsito.

De acordo com o Diretor- Presidente do Detran, Igo Brasil,  todos os proprietários de veículos automotores podem se registrar no sistema do Departamento Nacional de Trânsito, que primeiramente foi lançado em São Paulo. O aplicativo está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS.

Entre os benefícios, estão descontos de 20% para quem foi notificado e pretende recorrer e de 40% para quem reconhecer a infração e fazer o pagamento antes do vencimento.

“O usuário terá uma maior agilidade e descontos de até 40%. Além disso, por meio do sistema, o usuário poderá solicitar documento com códigos de barras, ou apenas o código, para realizar o pagamento, que também poderá ser feito pelos smartphones. Uma demora a menos em filas e também menos burocrática” explicou.

Como funciona?

O SNE permite ao cidadão condutor ou proprietário de veículos usufruir dos direitos garantidos por Lei (§1º do Art. 284 do Código de Trânsito Brasileiro).

Ao se cadastrar no SNE , o usuário poderá inserir os seus veículos e receber infrações aplicadas pelos órgãos Autuadores que aderiram à solução. O usuário poderá inserir ou excluir os veículos a qualquer tempo.

O proprietário do veículo informado passará a ser comunicado eletronicamente acerca das notificações de autuação e penalidade interestaduais, de responsabilidade de órgãos autuadores optantes pelo Sistema de Notificação Eletrônica .

Ao realizar o cancelamento da adesão do veículo, o proprietário voltará a ser comunicado de suas notificações de autuação e penalidade para o veículo informado, via postal.

O proprietário poderá visualizar os detalhes de cada infração e optar pelo seu reconhecimento. Desta forma, será oferecido a ele a possibilidade de pagar a infração com 40% de desconto.