Cotidiano

Sobe registro de mortes por Pneumonia e Insuficiência Respiratória

De janeiro a abril, o número de mortos por insuficiência saltou de 41 para 51, e de pneumonia de 83 para 90

Entre 1º de janeiro e 6 de Abril, 51 pessoas morreram por insuficiência respiratória em Roraima. No ano passado, 41 pacientes faleceram com a mesma causa, um aumento de 24%. Os números foram atualizados às 12h desta segunda-feira, 6.

O número de mortos por pneumonia também saltou de 83 para 90 casos se comparado ao mesmo período de 2019, um aumento percentual de 8%.

De acordo com a Arpen, as estatísticas fazem o recorte para essas duas doenças por se tratar de patologias relacionadas ao surto de Covid-19 e que podem constar como causas de falecimentos. 

Já em relação ao coronavírus no estado, há apenas um registro de morte mas que ainda não consta notificado nos resultados divulgados pelo cartório.

Os números fazem parte do Portal da Transparência (transparencia.registrocivil.org.br/especial-covid), plataforma eletrônica que reúne os dados registrados pelos cartórios de todo o país. O site tem o objetivo contribuir para a apuração de subnotificações de casos fatais.

O portal tem o objetivo de proporcionar uma melhor compreensão do impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a sociedade brasileira, contribuindo para a apuração de subnotificações de casos fatais.