Cotidiano

Sodiurr pede nomeação de Irisnaide Makuxi na pasta dos Povos Indígenas

As lideranças indígenas acreditam que a professora é a melhor pessoa para atuar na pasta devido ser indígena, conhecer a realidade das comunidaes e o funcionamento de cargo de gestão

A Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima (Sodiurr) manifestou posicionamento para a nomeação de Irisnaide Makuxi, presidente da Sodiur, para o cargo de secretária estadual da Secretaria dos Povos Indígenas (Sepi). As lideranças indígenas das 64 comunidades que integram a sociedade acreditam que a professora é a melhor pessoa para atuar na pasta.

Em entrevista à FolhaBV, os membros relataram que o pedido já foi feito ao governador de Roraima, Antônio Denarium, no dia 20 de abril em uma reunião. No entanto, pedem urgência na troca de nomes para que haja maior atuação para o desenvolvimento econômico nas comunidades.

“[O cargo é] ocupado por uma pessoa que não é indicação de nenhuma organização indígena. É uma pessoa que sempre fez parte do quadro da secretaria, só que, como a gente conhece o trabalho da pessoa que está ocupada na cadeira, há muita ineficiência e muitos gargalos a serem resolvidos na questão do desenvolvimento econômico das comunidades indígenas, que se resume na produção agrícola. Diante de tudo isso, a Sadiour e suas lideranças, mais a associação dos Yanomami e demais organizações decidiram indicar o nome da Irisnaide Makuxi, que é a atual presidente Sodiurr, para ocupar esse cargo titular da pasta”, afirmou o cacique Nopedro, ex-presidente da Sodiurr.

Na última quarta-feira (19), 12 instituições assinaram uma nota de repúdio com a decisão do governador em nomear Terêncio Tadeu de Lima Sobrinho como secretário estadual dos Povos Indígenas. As entidades questionaram o porquê de Denarium não reconhecer as duas indicações apresentadas: o atual secretário adjunto Dilson Domente Ingaricó e o líder indígena Evandro da Silva Pereira.

Após a nova tentativa, a Sodiurr acredita que a nomeação da professora é importante por conhecer a realidade das comunidades e saber o funcionamento de cargos gestão, pois também é diretora do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI).

“Nada mais justo de que neste mês de abril que tem o Dia dos Povos Indígenas, o estado brasileiro que reconhecer de fato os direitos da população indígena. A nível de estado não é diferente. O governo do Estado tem essa obrigação de reconhecer a participação efetiva dos povos indígenas diante de qualquer autarquia, fundação, secretaria. E se falando, especialmente, da Secretaria dos Povos Indígenas, a Irisnaide está preparada para isso”, completou o cacique.

Quem é Irisnaide Makuxi?


Irisnaide Makuxi. (Foto: Divulgação)

Irisnaide de Souza Silva é a atual presidente da Sodiurr e suplente ao cargo de Deputada Federal pelo partido Republicanos, referente à eleição de 2022. É professora e diretora do Departamento de Educação Escolar Indígena (DEEI).

Confira a manifestação da Sociedade de Defesa dos Índios Unidos de Roraima: