Cotidiano

Suspensão de atividades letivas foram descartadas

Professores e coordenadores pedagógicos receberam orientações sobre medidas preventivas

As aulas nas escolas da rede estadual de ensino tanto da capital quanto do interior e indígena serão mantidas. Até o momento, segundo orientação da Sesau (Secretaria de Saúde), não há necessidade de suspensão das atividades letivas, mas será necessário adotar no ambiente escolar algumas medidas preventivas ao Coronavírus.

 Entre as orientações, estão: se possível deixar as salas de aulas com as janelas abertas para manter o ambiente arejado, reforçar aos estudantes os cuidados com a higiene, como lavar bem as mãos, evitar contato físico com colegas de sala de aula como apertos de mãos, beijos e abraços. Se o aluno estiver doente ou com algum sintoma, será orientado evitar ir à escola.

 Quando for tossir, colocar o rosto na parte interna do cotovelo ou utilizar lenços de papel e após descartar no lixo. Também será recomendado que cada estudante traga de casa um copo, para evitar o compartilhamento de objetos pessoais na escola. A limpeza da cantina também será reforçada. E o uso do álcool em gel para higienizar as mãos também foi recomendado. A secretária de Educação Leila Perussolo disse que o momento é de orientação e prevenção.

  “Nós vamos seguir com nossas atividades nas unidades pedagógicas, mas com o compromisso de trabalhar ao longo da semana, orientações, esclarecimentos, e procedimentos. Também vamos levar a situação para a sala de aula de maneira didática, para que o conhecimento seja aprofundado. Nesse momento, nossa orientação é para prevenção e conscientização do aluno para cuidar de si, do ambiente, do próximo e de quem está ao seu lado”, destacou Leila.

 ORIENTAÇÕES – Todas as orientações foram repassadas aos gestores e coordenadores pedagógico das escolas da capital na manhã desta sexta-feira, dia 13, em uma reunião que também contou com a participação da secretária adjunta da Sesau, Patrícia Renovatto e a coordenadora estadual da Vigilância Sanitária, Mayara Bianca.

Patrícia apresentou um panorama da situação do Estado em relação ao Coronavírus. Ela explicou que até a manhã desta sexta-feira, 13, só havia um caso suspeito de contaminação e que o mesmo está sendo monitorado.

Ela explicou ainda que a Sesau, por meio do COE (Centro de Operações de Emergência) está monitorando a situação do Estado e que a Sesau também segue as orientações do Ministério da Saúde e que existem os níveis de ação. Ou seja, conforme a situação da contaminação vai alterando, os protocolos a serem adotados também vão mudando.

“Até o momento o Estado de Roraima não possui um perfil epidemiológico e nenhum caso confirmado, apenas temos casos suspeitos, portanto não há nenhuma indicação para fechar escolas e suspender aulas. Se houver necessidade, será informado”, esclareceu Patrícia Renovatto.