Cotidiano

TJ dá prazo para sindicato apresentar lista de médicos até sexta

Participaram da audiência, representantes do TJRR, DPE, MPRR, Operação Acolhida, OAB-RR e Sindicato dos Médicos de Roraima

Representantes de instituições participaram de uma audiência realizada por meio de vídeo conferencia na manhã desta quarta-feira, 10, com o objetivo de fechar um acordo que permitisse a contratação de médicos estrangeiros sem o Revalida, e desses mesmos profissionais sem registro no conselho da classe.

Participaram da audiência, o Tribunal de Justiça (TJRR), Defensoria Pública do Estado (DPE), Ministério Público Estadual (MPRR), Operação Acolhida, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Sindicato dos Médicos de Roraima (Simed).

O acordo não foi formalizado, mas o desembargador Jefferson Fernandes, do TJRR determinou que o Simed apresente até esta sexta-feira, 12, uma relação com o nome de 58 médicos aptos a trabalharem no Hospital de Campanha.

Segundo o defensor público-geral Stélio Dener a decisão da justiça foi satisfatória. “Não houve acordo judicial, todos foram ouvidos e a decisão deve ser formalizada no final da tarde de hoje. Estamos satisfeitos, pois nos posicionamos nesse sentido, caso o sindicato não apresente a relação, o Governo poderá efetivar os médicos sem o revalida”, disse.

O presidente do Simed, Antônio Delmiro, informou que uma relação com o nome de 94 médicos já foi enviada para a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau). “Foi dado um prazo de 24 horas para apresentarmos a lista, mas já temos essa relação de profissionais, que atuarão nos 80 leitos que devem começar a funcionar na próxima semana”, informou.

Segundo Delmiro, esses profissionais estando aptos a atuarem no Hospital de Campanha, não significa que a unidade entrará em funcionamento de imediato. “Ainda é preciso o fornecimento de insumos e equipamentos por parte da Sesau, o que deve ocorrer, segundo o secretário de Saúde, Marcelo Lopes, na próxima semana”, acrescentou.