Cotidiano

TJRR tem menor taxa de congestionamento de processos do país

Percentual do Estado é de 49%, enquanto média nacional é de 68,5%

A edição 2020 do relatório Justiça em Números do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), divulgada nesta terça-feira (25), destacou que o Tribunal de Justiça de Roraima (TJRR) atingiu mais uma vez o índice de 100% do Índice de Produtividade Comparada da Justiça (IPCJus).

O IPCJus é um comparativo produzido com base no índice de produtividade dos magistrados (IPM), no índice de produtividade dos servidores (IPS), na despesa total do tribunal e na taxa de congestionamento (TC). Em âmbito nacional, o TJRR detém a menor taxa de congestionamento de processos com 49%, a média nacional é de 68,5%.

Além disso, o TJRR foi apontado pelo CNJ como o tribunal com o menor tempo de giro de processo entre os tribunais, onde o tempo médio de tramitação de um processo é de apenas um ano. Outro ponto de destaque é o aumento a realização de serviços para as pessoas mais carentes, crescendo 110% no Índice de Atendimento à Demanda.

Para o presidente do Poder Judiciário de Roraima, desembargador Mozarildo Cavalcanti, o relatório com resultados positivos incentiva a produção. “Esse é um diagnóstico importante, que nos serve como referência e incentivo para continuarmos investindo cada vez mais em inovação e no aperfeiçoamento de magistrados e servidores, visando garantir a melhor prestação jurisdicional”, afirmou.

O corregedor-geral de Justiça, desembargador Almiro Padilha, destaca que esse resultado reflete o trabalho de todos: magistrados, servidores, terceirizados e estagiários, além da contribuição importante de parceiros como o Ministério Público do Estado de Roraima, Defensoria do Estado, Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Roraima (OAB-RR) e Polícia Civil.

“Devemos esse desempenho a todo o trabalho, esforço e dedicação dos membros do Tribunal de Justiça de Roraima e parceiros, que atuam focados em apenas um alvo: o melhor atendimento ao nosso jurisdicionado. Esse é o nosso maior incentivo para desenvolvermos nosso trabalho com compromisso e qualidade”, comentou.