Cotidiano

TRE-RR vai disponibilizar canal virtual a partir desta quarta-feira

Cartórios eleitorais continuam atendendo eleitor por WhatsApp e ligações telefônicas, de 8h às 15h

O Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR) vai disponibilizar a partir dessa quarta-feira (1º) um novo canal de comunicação virtual. Para ser atendido em tempo real, por videoconferência, o interessado pode acessar o site da instituição, no menu “Serviços Judiciais” e selecionar a opção Balcão Virtual.

O Balcão Virtual foi implantado em abril pela Resolução nº 458/2021, para substituir o atendimento presencial e facilitar o relacionamento entre a sociedade e a Justiça Eleitoral. O horário de atendimento é o mesmo realizado presencialmente antes da pandemia: segunda a sexta-feira (exceto feriados), das 8h às 15h, e o acesso pode ser feito pelos aplicativos Microsoft Teams e WhatsApp.

O diretor-geral substituto do TRE-RR, Hermenegildo D’Ávila, diz que a nova plataforma de vídeoconferência amplia o acesso aos serviços da Justiça Eleitoral roraimense e contribui com as medidas para conter a Covid-19. Segundo ele, o sistema foi iniciado em projeto piloto no último dia 25.

“Estamos criando um ambiente virtual para atender as partes, advogados ou qualquer interessado nos processos físicos ou eletrônicos em tramitação na Secretaria Judiciária do TRE-RR ou nas Zonas Eleitorais”, destacou.

Procedimento

Por meio desse canal, é possível obter informações sobre processos em tramitação no sistema PJe (Processo Judicial Eletrônico) sem a necessidade de atendimento presencial, e acesso a outros serviços da Justiça Eleitoral.

Cada solicitante receberá uma senha e entrará na fila de atendimento. O sistema o manterá informado de quantas pessoas estão na fila de espera virtual para que se tenha ideia do tempo que levará para ser atendido. Assim que chegar sua vez, será emitido um sinal sonoro (como uma campainha) para avisar que pode entrar na sala virtual de atendimento. Além disso, a ferramenta permitirá a emissão de relatórios gerenciais para acompanhamento de diversos aspectos, como: quantidade de atendimentos; tempo de espera; e tempo do atendimento, tudo segmentado por unidade judiciária e por período.

Para atendimento de processos que tramitam em segredo de justiça, o advogado ou a parte deverá apresentar um documento original com foto assim que ingressar na reunião, comprovando a sua habilitação para ter acesso aos autos, ficando desde já ciente que tais atendimentos serão gravados.

O Balcão Virtual está instalado em todo o estado desde abril, mas somente nessa etapa o atendimento será prestado por uma nova ferramenta integrada ao Teams, desenvolvida pela empresa TOP365 (parceira oficial da Microsoft) e que hoje tem sua solução implantada em aproximadamente 25 clientes do setor público com mais de 500 mil cidadãos atendidos. Além de garantir sigilo e privacidade necessários, o novo instrumento promete ao eleitor atendimento mais transparente.

O atendimento continuará sendo realizado por meio de ligações telefônicas e mensagens via WhatsApp, e ainda pelo site www.tre-rr.jus.br, com vários serviços disponibilizados, incluindo o TítuloNet, que possibilita solicitar o primeiro título, transferir domicílio ou atualizar dados cadastrais.