Cotidiano

Técnicos e acadêmicos passam por curso sobre cultura do milho

Segundo dados da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), nos últimos quatro anos, a cultura do milho vem se expandindo em termos de produção e área plantada

Nos dias 28 e 29 de novembro, das 8h às 12h, no auditório da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), ocorre o minicurso Manejo e Adubação do Milho.

A capacitação é aberta e voltada para profissionais e acadêmicos da área.

Nos próximos meses deve se instalar em Roraima uma usina para produção de etanol que deverá utilizar o grão produzido pelos agricultores de pequeno, médio e grande portes no processo de fabricação.

O minicurso será ministrado pela pesquisadora na área de nutrição de plantas e fertilidade do solo Karine Batista Batista, e por José Alberto Martell Mattioni, analista de transferência de tecnologia. Ambos da Embrapa Roraima.

A coordenadora do setor de projetos da Seapa, Maria Santina, explicou que o curso visa a capacitação e atualização dos técnicos.

“Esse curso é mais voltado para a área técnica, mas estudantes também podem comparecer, ele vai ser aberto. Serão abordados aspectos mais da área de adubação de milho, interpretação de análise do solo e aspectos da cultura de uma forma geral com foco na adubação, quais são os mais recomendados e utilizados”, detalhou.

Segundo dados da Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento (Seplan), nos últimos quatro anos, a cultura do milho vem se expandindo em termos de produção e área plantada.

No ano de 2015, por exemplo, a área plantada era de 4.621 hectares, já em 2018, esse número subiu para 9.571 hectares. A expectativa é que o ano de 2019 encerre com uma área de plantio de 15 mil hectares, registrando um aumento superior a 224%.