Cotidiano

Técnicos guianeses se capacitam para combate à mosca da carambola

Capacitação faz parte de um Acordo de Cooperação assinado pelos Governos do Brasil e da Guiana

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) e a Agência de Defesa Agropecuária do Estado de Roraima (ADERR) deram início ao trabalho de treinamento para 24 Oficiais de Quarentena, Extensão e Desenvolvimento Comunitário de Lethem, Regiões 8 e 9, na Guiana. O objetivo é capacitar os fiscais guianenses para o combate e erradicação da mosca da carambola.

A capacitação faz parte de um Acordo de Cooperação assinado pelos Governos do Brasil e da Guiana com a participação de técnicos da Aderr, que sempre trabalharam no combate e erradicação da praga na parte brasileira da fronteira.

“Em 1975 ela surgiu no Suriname, em 1986 na Guiana Francesa, 1989 na Guiana Inglesa e em 2010 no Brasil. Por isso a necessidade de se fazer o combate no país vizinho para diminuir a pressão da praga no Brasil,” ressaltou o diretor de Defesa Vegetal da Aderr, Marcelo Parisi.

O Ministério da Agricultura e setor de Financiamento da Agência Brasileira de Cooperação (ABC), que é vinculado ao Ministério de Relações Exteriores, além de promoverem o treinamento, doaram matérias para a captura e controle da praga ao Guyana’s National Agricultural Research and Extension Institute (NAREI) com o objetivo de colaborar com as ações no país vizinho.

De acordo com estudos da Embrapa a mosca voa cerca de  4,8 km.  Impulsionada pelos ventos do planalto das Guianas ela entra no Brasil via Normandia, Bonfim e Uiramutã, se espalhando por outros Municípios.