Cotidiano

Técnicos orientam sobre a compra de ovos de Páscoa

A indicação do peso líquido nas embalagens dos produtos é fundamental

Técnicos dos Instituto de Pesos de Medidas de Roraima (Ipem-RR), órgão delegado do Inmetro no Estado, orienta os consumidores para as compras típicas desta época, como os tradicionais ovos de Páscoa, bombons e coelhinhos de chocolate, entre outros produtos.

Orientou também a ficar de olho nos brindes no interior do ovo de Páscoa, quando houver. É importante adquirir apenas brinquedos certificados com o selo do Inmetro, o que indica que os produtos atendem a requisitos de segurança, não oferecendo risco à saúde das crianças.

A presidente do Ipem-RR, Isabella Dias, esclarece que o papel do instituto é verificar se os produtos estão de acordo com as regras determinadas pelo Inmetro, garantindo a segurança nas relações de consumo.

“Os produtos devem seguir algumas normas específicas em relação ao peso, volume e segurança, por exemplo, para que não causem nenhum prejuízo ou acidente ao consumidor final, que são as crianças”, diz Isabella.

 Peso

A indicação do peso líquido nas embalagens dos produtos é fundamental. Neste caso, o peso deve referir-se somente ao produto, desconsiderando a embalagem e os brindes no interior do ovo de Páscoa, quando houver.

O consumidor deve orientar-se apenas pela indicação do peso líquido dos ovos de Páscoa. A numeração dos ovos serve apenas como referência, já que cada fabricante pode adotar uma escala diferenciada de tamanho ou peso.

Brindes – Alguns ovos de Páscoa costumam conter brindes ou brinquedos. Neste caso, o consumidor precisa verificar se a embalagem contém a seguinte frase: “Atenção: contém brinquedo certificado no âmbito do Sistema Brasileiro da Avaliação da Conformidade”.

As embalagens dos chocolates também precisam informar a faixa etária de cada brinde ou, se for o caso, informar que não existe restrição de idade para uso do produto. Além disso, os consumidores precisam procurar o selo do Inmetro dentro da embalagem do brinquedo. O selo garante que o produto foi inspecionado e que não oferece riscos à segurança das crianças. Não há obrigatoriedade do selo na embalagem externa do chocolate, uma vez que o produto não recebe essa certificação, somente o brinde.

 Irregularidades

O consumidor que tiver dúvida ou encontrar alguma irregularidade pode registrar denúncia junto ao Ipem-RR. Os canais de contato são: por telefone (segunda à sexta-feira, das 8h as 17h): 08000 280 9590 – Ouvidoria, ou pessoalmente (segunda à sexta-feira, das 8h as 17h): Av. Surumú, N 1719 – São Vicente.