Cotidiano

Tecnologia avaliada em R$ 240 mil permite agilidade em perícias

Sistema atua na apuração da autenticidade/falsidade de documentos e objetos

A nova tecnologia Foster + Freeman VSC 40, aparelho que vai acelerar os exames de autenticidade . O novo equipamento, avaliado em R$ 240 mil, foi recebido pelo IC (Instituto de Criminalística) da PCRR (Polícia Civil de Roraima) na manhã desta terça-feira, 29.

 O diretor do IC, Sttefani Ribeiro, ressaltou que apesar do Setor de Documentoscopia e Grafotecnia existir há 16 anos, todo o trabalho era feito de maneira arcaica.

“Todo este tempo o setor não recebeu nenhum tipo de investimento. Assim, nosso trabalho era arcaico, manual, levava muito tempo para análise e, consequentemente, para conclusão do laudo”, observou.

 Conforme Ribeiro, o Foster + Freeman VSC 40 foi doado pelo Setec (Setor Técnico Científico) da Polícia Federal de Presidente Prudente (SP) e vai acelerar o prazo de perícias, que antes eram manuais e levavam dias para serem conclusas, para a emissão de laudos informatizados em menos de 24 horas.

 “A demanda na área de Documentoscopia e Grafotecnia em Roraima vem aumentando significativamente. Assim, identificamos a necessidade de conseguirmos esse equipamento para auxiliar na confecção deste trabalho. A partir de agora, o trabalho que demandava dias para ser finalizado, hoje é feito em horas, otimizando muito bem o tempo dos peritos criminais do setor e ajudando na resolução com mais eficiência”, afirmou.

O diretor destacou ainda que, na prática, o Foster + Freeman VSC 40 examina moedas, documentos, assinaturas, entre outros produtos, e produz um laudo afirmando se é verdadeiro ou não.

 “É importante destacar que este laboratório realiza exames em qualquer tipo de contrafação, desde perfumes, tênis, roupas, para saber se são verdadeiros ou uma falsificação. Então, tudo o que for de falsificação, adulteração, quer seja de documentos, quer seja de assinatura, quer seja de moeda, ou qualquer tipo de adulteração é periciado nesse setor e esse equipamento auxilia exatamente nesse processo”, detalhou o diretor.