Cotidiano

Tecnologia pode ser aliada para estimular a leitura de jovens

Além dos livros físicos os leitores contam com uma infinidade de livros on-lines

Ao longo da nossa existência os livros tiveram diversas formas, desde papiros até com folhas de palmeiras. Além da forma como estamos habituados com páginas costuradas, os livros também ganharam outra forma, a digital, que a cada dia ganha novos adeptos.

Como é o caso da estudante, Ashelly Monteiro, de 25 anos, que iniciou na leitura ainda na adolescente após incentivo de professores.

De acordo com Ashelly, os livros digitais são econômicos, práticos e podem ser baixados de forma gratuita. “Tenho dito uma experiência muito bom com os livros digitais, tendo em vista que são econômicos e práticos, um livro com várias páginas, por exemplo, pode ser comportado facilmente no aparelho”, destacou Ashelly.

Outra forma que vem ganhando mais espaço entre os leitores, principalmente os jovens é o Book Took, que tem como objetivo incentivar a leitura e conta com mais de 115 milhões de visualizações.

O Book Took está presente em uma ferramenta digital que conta com mais de 1 bilhão de downloads.

Mesmo com o avanço dos livros digitais ainda tem jovens que preferem os livros físicos, como é o caso da estudante Mariana de Souza, de 14 anos, que iniciou a leitura aos 10 anos de idade e apenas em 2021 já leu mais de 40 livros. 

De acordo com Mariana, o hábito da leitura ocorreu de forma natural e destacou a importância da leitura na vida das pessoas. Os gêneros favoritos são fantasias, drama e suspense.

“A leitura é uma forma das pessoas formarem opiniões, adquirir conhecimento intelectual, entre outras situações através da leitura. É uma oportunidade de aprender coisas novas, ‘viajar’, conhecer novas culturas sem sair de casa”, destacou.

Outra adepta da leitura é a estudante Loredana Cavalcante Anselmo, de 19 anos, que iniciou na prática do Hobby aos 12 anos. Assim como Mariana, Loredana  também prefere os livros físicos.

“Não tem nem comparação ler um livro físico. Para uma pessoa que gosta muito de leitura é legal você abrir o livro e sentir o cheiro de página nova”, explicou Loredana.

Loredana também participa de grupos de leitura, que tem como objetivo indicar e promover debates sobre diversas obras.

“Eu já fiz diversas amizades através desses grupos e também pude conhecer novas obras e debater sobre os que eu já li”, disse.

No Brasil, é comemorado no dia 29 de outubro o Dia Nacional do Livro. Em Roraima, a Biblioteca Pública estadual funciona no Palácio da Cultura e está aberta ao público respeitando o limite de 28 pessoas, com o uso de máscara de proteção respiratória.

A Biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18 horas, com permanência de duas horas por pessoa.

O acesso aos 38.728 livros do acervo físico da Biblioteca Pública é livre, porém, para empréstimos de obras, é necessário estar cadastrado no sistema e ter uma carteirinha.

Aumento de Vendas

O Painel do Varejo de Livros no Brasil, divulgado pelo Sindicato Nacional dos Editores de Livros (Snel) a partir de pesquisa feita pela Nielsen BookScan, demonstrou que, entre janeiro e setembro deste ano foram vendidos 36,1 milhões de exemplares de livros, aumento de 39% em comparação ao mesmo período de 2020.

Apesar da base de comparação ser baixa, já que em 2020 o setor ainda enfrentava muitos problemas relacionados à pandemia, esse aumento já é robusto em relação a 2019 também. “A gente está crescendo em 2021 em relação a 2019. A gente cresceu muito em relação a 2020, ano da pandemia. Mas se comparar com 2019, é um crescimento robusto também”, afirmou Marcos da Veiga Pereira, presidente do Snel.

Fonte dos dados: Agência Brasil 


Mesmo com o avanço dos livros digitais ainda tem jovens que preferem os livros físicos. (Foto: Nilzete Franco Folha BV)