Cotidiano

Templos religiosos ainda devem seguir medidas de prevenção

Orientação é relacionada às medidas de segurança sanitária que a população deve seguir para evitar a propagação da covid-19

A atividade religiosa em Boa Vista deve ficar atenta para continuar seguindo o Plano de Retomada da Atividade Econômica de Forma Gradual, decretado pela prefeitura no ano passado. A atitude de orientação é relacionada às medidas de segurança sanitária que a população deve seguir para evitar a propagação da covid-19, principalmente as instituições religiosas pelo fato de receberem semanalmente uma quantidade considerável de pessoas.

Nesta sexta-feira, 22, a Prefeitura de Boa Vista reforçou que as igrejas, templos religiosos e outras instituições semelhantes ainda estão inseridas no Plano de Retomada da Atividade Econômica de Forma Gradual. Segundo o diretor de Vigilância Sanitária do município, Fernando Matos, as recomendações são as mesmas para todos os locais. 

“Os cuidados para evitar a propagação do coronavírus nos templos, nas igrejas e locais de reunião religiosa, são os mesmos adotados em qualquer tipo de ambiente. É manter o distanciamento, usar máscara, álcool em gel e verificar também qual o tamanho do ambiente. A nossa preocupação é inclusive em relação às reuniões familiares”, disse o diretor.

RECOMENDAÇÕES – Entre as orientações consta o distanciamento mínimo de dois metros entre as pessoas nos templos e ambientes religiosos, quando não for possível utilizar barreira física. Além disso, todos os participantes devem obrigatoriamente utilizar máscaras faciais.

Na entrada dos templos, é necessário aferir obrigatoriamente a temperatura dos membros e visitantes, com o uso de termômetro digital infravermelho sem contato, além de higienizar os participantes do com álcool em gel.

Não é recomendada a participação de pessoas consideradas do grupo de risco, tais como idosos, gestantes e pessoas com comorbidades definidas pelo Ministério da Saúde. É importante que os horários de funcionamento sejam organizados para evitar aglomerações em transportes públicos.

Evitar os cumprimentos, atos cerimoniais e saudações de fraternidade que envolvam contato como hóstia, santa ceia, lava-pés, ósculo santo, entre outros. Portas e janelas deve estar sempre abertas, evitando centrais de ar refrigerado e aparelhos de climatização (espirram jatos d’água).

Como também a quantidade de participantes em celebrações deve seguir a normativa 002/2020 da Vigilância Sanitária, que orienta as devidas proporções entre o tamanho do ambiente e o número de pessoas que devem ocupar o espaço.