Cotidiano

Termelétrica Jaguatirica II recebe licença de operação

A usina será a geradora de energia movida a gás natural

Foi entregue na manhã desta sexta-feira, 26, a licença à usina termelétrica Jaguatirica II, construída na região do Bom Intento, na zona rural de Boa Vista, autorizando a operação da empresa em Roraima. Agora, ela será a geradora de energia movida a gás natural, que será disponibilizada aos consumidores do Estado.

“É um momento muito importante, pois estamos alcançando a tão sonhada segurança energética para Roraima. Iniciamos um trabalho em 2019, para atração de investidores do setor de energia elétrica de fontes alternativas e de fontes renováveis, e hoje, estamos aqui celebrando bons resultados dessa ação. É uma enorme satisfação poder assinar a licença de operação, para que Eneva possa começar o fornecimento de energia”, garantiu o governador Antonio Denarium.

A termelétrica que já gerou mais de dois mil postos de trabalho desde a sua chegada a Roraima vai agregar 141 MW ao sistema elétrico, o que equivale a mais da metade do consumo do Estado.

Segundo o diretor de Meio Ambiente da Eneva, Felipe Roza, as três turbinas geradoras, sendo duas a gás e uma a vapor, já estão preparadas para o seu pleno funcionamento.

“Inicialmente, a Jaguatirica II vai gerar 98 Megawatts, a partir do gás natural proveniente do Campo do Azulão, no estado do Amazonas. Em pleno funcionamento a Usina Jaguatirica II terá a capacidade instalada em ciclo combinado de 140,83 MW de energia elétrica, atendendo mais da metade do consumo energético de todo o Estado”, afirmou.