Cotidiano

Termina hoje inscrição para o Enem

As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2022, nas versões impressa e digital, se encerram às 23h59 (horário de Brasília) deste sábado, 21 de maio. Todos os interessados em fazer o exame, isentos ou não, devem se inscrever pela Página do Participante (gov.br/inep). 

Para os não isentos, a taxa de inscrição deve ser paga até o dia 27. As provas serão aplicadas nos dias 13 e 20 de novembro, em todos os estados brasileiros.

No momento da inscrição, o participante precisa indicar se deseja fazer o Enem impresso ou digital, informar o idioma escolhido para a prova de língua estrangeira e declarar se precisará de atendimento especializado.

Os participantes que necessitam de recursos de acessibilidade devem anexar no sistema documentação que comprove a necessidade de atendimento especializado, conforme listado no edital do exame. O resultado da análise dos pedidos será divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), no dia 7 de junho.

Pagamento – A taxa de inscrição para o Enem 2022, no valor de R$ 85, deve ser paga até o dia 27 de maio, por meio de PIX, cartão de crédito ou boleto bancário – Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança).

O participante que optar pelo pagamento da taxa de inscrição no Enem via PIX deve realizar, obrigatoriamente, a operação financeira por meio de QR code ou código gerado na Página do Participante. Aquele que escolher a opção de cartão de crédito efetuará a operação mediante prestador de pagamento (Mercado Pago ou PicPay) e terá cobrança de taxa administrativa no valor de R$ 2,54 (2,99%), por parte das operadoras.

O pagamento do boleto (GRU Cobrança) pode ser efetuado em qualquer banco, casa lotérica ou aplicativo bancário, obedecendo aos critérios estabelecidos por esses correspondentes. O Inep não aceitará pagamento de boleto por meio de cartão de crédito nem pagamento por PIX no CNPJ do Instituto. A inscrição dos participantes não isentos no Enem 2022 (impresso ou digital) somente será confirmada mediante confirmação do pagamento da taxa.

Nome social – Como novidade da edição do Enem 2022, o participante terá a identidade de gênero identificada pelo nome social automaticamente no momento da inscrição, se já for cadastrado na Receita Federal, mas deve confirmá-lo na Página do Participante entre os dias 23 e 28 de junho.

Já aqueles que querem ser identificados pelo nome social e não têm o respectivo nome cadastrado na Receita deverão realizar a solicitação de tratamento após a inscrição, no período de 23 a 28 de junho, também pela Página do Participante.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep