Cotidiano

Terra Yanomami teve redução de 95% no desmatamento causado pelo garimpo

Cálculo comparou alertas em sistema da Polícia Federal entre abril de 2022 e 2023.

O desmatamento causado pelo garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami, teve redução de 95,72% no comparativo entre abril de 2022 e 2023. A informação foi apresentada pelo ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, em coletiva nesta quinta-feira (18).

Os dados são emitidos por uma plataforma da Polícia Federal, com base em sistemas de alertas gerados por imagens de satélite.

Em abril de 2022, o sistema apontou 444 alertas na região, em 2,1 km². Já em abril deste ano, o número foi reduzido para 19, em 0,07 km². 

“É uma redução muito aquém do que necessitamos e desejamos, mas em quatro meses é uma redução visível, tangível, concreta, não meramente especulativa”, disse o ministro.

Combate ao garimpo

Desde a primeira quinzena de fevereiro, a Operação Libertação atua para destruir maquinários e outros meios do garimpo ilegal. O objetivo é interromper a logística do crime e ainda colher provas sobre a atividade.

As ações são lideradas pela Polícia Federal, que integra uma força-tarefa federal também composta por Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Funai (Fundação Nacional dos Povos Indígenas), Força Nacional e Ministério da Defesa, imbuídas no intuito de proteger a população indígena e erradicar por completo a garimpagem no território.

O foco principal é interromper a prática criminosa e proporcionar a total e efetiva retirada dos invasores da Terra Yanomami, preservando os direitos humanos de todos os envolvidos, conforme o governo federal.