Cotidiano

Teste físico para concurso da PM atrai familiares e amigos

Cerca de 100 pessoas acompanham provas realizadas nesta manhã; novos testes serão realizados à tarde

Cerca de 100 familiares e amigos dos candidatos às vagas disponíveis no concurso da Polícia Militar acompanham os testes físicos realizados nesta segunda-feira (16). Os testes estão sendo feitos na Academia de Polícia Integrada Coronel Santiago, no bairro Canarinho, zona Leste de Boa Vista.

Os exames estão sendo realizados desde esse domingo (15), quando foram feitos a flexão de braço. Nesta manhã, estão sendo realizados a flexão abdominal supra e flexão de braço.

Gilmar de Souza é pai de um dos candidatos e aproveitou o muro baixo da academia de polícia para acompanhar o teste. Com ansiedade, mas com muita confiança, acredita que o filho irá passar.

“O teste é pesado. Ele ainda vai ter mais uma corrida e a prova de natação para fazer, mas ele se preparou durante um ano e está se sentido bem. Tem tudo pra passar”, contou Souza.

Mais tarde, serão realizados os testes de corrida de 12km e de  natação, no prédio da Universidade Estadual de Roraima (UERR). Todos os exercícios são de caráter eliminatório e cada um terá direito a apenas duas tentativas para atingir os índices previstos.

CERTAME – O concurso público é voltado para provimento de vagas ao cargo de soldado 2ª Classe do quadro de praças combatentes da corporação. O certame chegou a ser cancelado em fevereiro de 2019 por causa de aporte financeiro. A decisão, no entanto, foi derrubada semanas após protestos dos candidatos.

As etapas seguintes à prova objetiva só foram possíveis de ser realizadas tendo em vista R$ 1 milhão em emenda parlamentar garantido pelos deputados estaduais no orçamento da PM. O governo precisou realocar da PM para Universidade Estadual de Roraima (UERR), banca organizadora do concurso.

O último concurso da PM foi feito em 2012. Até a vigência do edital, 676 candidatos foram incorporados. Atualmente a PM conta com mais de 1,9 mil militares.